Fliparacatu se consagra como grande celebração da literatura no Centro-Oeste

Capa Valter Hugo Mãe

Fliparacatu se firma, mais uma vez, como um dos principais eventos literários do Centro-Oeste. Idealizada por Afonso Borges, a feira é resultado de anos de dedicação e esforço para estabelecer Paracatu como referência no circuito nacional de literatura — e, pelo que se viu até agora, ele conseguiu. São só elogios à programação, ao ambiente e à receptividade da cidade.

Para a bióloga Manuela Alegria, que veio de Brasília especialmente para o evento acompanhada do marido e dos filhos, Maria Rita e Dante, “a cidade se transformou, parece até mais iluminada!”. A energia contagiante da Fliparacatu realmente envolve moradores e visitantes em torno da cultura.

Entre os destaques desta edição, está o lançamento do novo livro da poeta brasiliense Ângela Schettini, intitulado Luz, Câmera, Ação e Poesia (Tagore Editora). A obra será lançada hoje, às 19h, no centro histórico da cidade. Através de versos sensíveis e inspiradores, o livro estabelece um diálogo criativo entre o cinema e a poesia, levando o leitor a revisitar clássicos da sétima arte sob uma nova perspectiva poética.

Este ano, a feira também presta uma justa homenagem ao escritor valter hugo mãe, um dos maiores nomes da literatura contemporânea em língua portuguesa. Valter já esteve no Centro-Oeste anteriormente e, em 2008, participou da Feira do Livro de Brasília, ocasião em que lançou um livro criado especialmente para o evento. Convidado pelo editor português Victor Alegria, da Thesaurus Editora, o autor surpreendeu ao desenvolver, junto à equipe da editora, um livro inédito em poucos dias para ser lançado na ocasião da Feira do livro de Brasília, organizada por Victor.

A Fliparacatu mostra, mais uma vez, que as feiras do livro são espaços de encontro, troca e resistência. São momentos preciosos para celebrar ideias, conhecer autores e reafirmar a importância da cultura e da liberdade de pensar.

Vida longa à Fliparacatu! Parabéns à equipe organizadora e ao incansável Afonso Borges, que mais uma vez nos lembra do poder transformador da literatura.

brasiliatododia

Recent Posts

Professora, o poder do amor à profissão

Por Cristiane Moura Foly de Freitas Em homenagem à minha diretora Maria Aparecida de Souza…

2 horas ago

Detran-DF promove encontro em homenagem às vítimas de trânsito

Evento reunirá familiares, autoridades e especialistas para reflexão e acolhimento Por Valquíria Cunha/Ascom Detran-DF O…

2 dias ago

Humor, nostalgia e boas histórias marcam a estreia literária de Guilherme Lima

A cena literária brasiliense ganha um novo nome nesta segunda-feira, 25 de maio, com o…

5 dias ago

Camões encontra o cordel brasileiro em Brasília

Na noite desta 22 de maio de 2026, às 19h, a literatura portuguesa e a…

1 semana ago

“A Noite Não Dura Para Sempre” consagra tetralogia histórica com um olhar feminino na história do Brasil

Brasília recebe nesta terça-feira mais um importante encontro entre literatura, memória e história brasileira. O…

1 semana ago

Escolas do Gama recebem o Projeto “Herdeiras do Mestre, As Donas do Circo!” a partir de terça (12)

O projeto “Herdeiras do Mestre, As Donas do Circo!" inicia sua circulação a alunos da…

3 semanas ago