Brasil e África: um oceano que conecta futuros

Capa do livro: Brazil and Africa, and ocean connecting the future.

Nova coletânea organizada por Adacir Reis é lançada em Brasília e propõe um olhar atual e construtivo sobre as relações entre Brasil e o continente africano

No dia 18 de março, foi lançado no restaurante Nau, em Brasília, o livro Brazil and Africa – An Ocean Connecting the Future, organizado pelo advogado e presidente do Instituto San Tiago Dantas, Adacir Reis. O evento contou com a presença de embaixadores de diversos países africanos, reforçando o caráter internacional e diplomático da obra.

O Instituto San Tiago Dantas publicou em parceria com a Tagore Editora, a coletânea que é um marco nas relações contemporâneas entre o Brasil e a África. Reunindo artigos de autores de diferentes áreas e origens, o livro oferece uma abordagem ampla, atual e estratégica sobre os desafios e as oportunidades desse diálogo entre nações que compartilham vínculos históricos, afetivos e culturais profundos.

Mais do que celebrar o passado, Brazil and Africa propõe construir pontes sólidas para o futuro. A obra foi escrita em inglês com o objetivo de alcançar o público internacional — em especial, jovens africanos e brasileiros, diplomatas, universidades e empresas envolvidas em comércio e cooperação internacional.

Entre os temas abordados estão diplomacia, comércio exterior, previdência, indústria de seguros e resseguros, mercado financeiro, transição energética, gastronomia, entretenimento, defesa e desenvolvimento sustentável. Os autores demonstram que o Atlântico não é um mar que separa, mas um oceano que conecta, com imenso potencial para parcerias estratégicas e crescimento mútuo.

Durante o lançamento, Adacir Reis afirmou em seu discurso:

“Há vínculos históricos e afetivos entre nossos povos. Mas falar de África é também falar do presente e, especialmente, do futuro. […] Pela demografia, Brasil e África se complementam. Estamos no mesmo barco. […] Que este livro sirva como um chamamento para que jovens brasileiros e africanos enxerguem as oportunidades que existem entre nossos países e construam juntos um futuro de respeito, cooperação e prosperidade.”

Com 25 autores brasileiros e africanos, o livro está disponível na Amazon nas versões impressa e digital.

Os autores da obra: Adacir Reis, Ana Carolina Mello, Anselmo Otavio, Carla Reis, Carlos de Paula, Carlos Fonseca, Chisola Sakanyi, Feliciano Guimarães, Fernando Marques, Gustavo Bezerra, José Luiz Pimenta Jr, José Roberto Ferreira, José Vicente Lessa, Kamilla Rizzi, Ken Aghoghovbia, Leonardo Paixão, Manuel Bravo, Mariana Madeira, Mario Di Croce, Moono Mupotola, Renata A. Ribeiro, Robson Valdez, Valéria Vieira, Vusi Mavimbela.

Onde encontrar o livro:

brasiliatododia

Recent Posts

13º Festineco continua neste fim de semana com dois espetáculos de teatro de formas animadas

Bonecos preparados. Palco pronto. Pipoca quente. A magia continua. O 13º Festineco- edição férias escolares…

1 dia ago

Lançamento de Dois Pontões de Cultura em Brasília com celebração popular e apresentações teatrais

Biblioteca Demonstrativa do Brasil recebe o Pontão Popular e Periférico (Gama) e o Pontão MAPATI…

1 mês ago

Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam dia 17 de setembro livro no Beirute

  A jornalista Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam no próximo dia 17 de…

3 meses ago

bRASÍLIA iNSPIRA pOESIA lança nova antologia e leva saraus às escolas do DF

O projeto bRASÍLIA iNSPIRA pOESIA (bip) lança, nesta quinta-feira (17), sua segunda antologia poética, reunindo…

3 meses ago

“Nossa Nave Terra Sustentável” leva arte e ecologia às escolas de Taguatinga

Projeto apresenta espetáculo musical sobre meio ambiente a estudantes da rede pública Na segunda-feira, 8…

3 meses ago

Fliparacatu se consagra como grande celebração da literatura no Centro-Oeste

  Fliparacatu se firma, mais uma vez, como um dos principais eventos literários do Centro-Oeste.…

3 meses ago