Categories: Todo dia

21 de abril – Aniversário de Brasília

Me dou a liberdade aqui de deixar o meu relato do que vi no dia 21 de abril de 1960 e que eternizei em alguns livros. O mais resumido deles é esse que publiquei no livro As efemérides, As grandes datas de Brasília e JK:

Quando os sinos anunciam zero hora do dia 21 de abril, um cortejo adentra na Praça dos Três Poderes com a cruz histórica da Frota de Pedro Álvares Cabral e diante da qual frei Henrique de Coimbra rezou a Primeira Missa do Brasil, em 1.500. E o Cardeal Manuel Cerejeira, de Lisboa, oficia a missa inaugural de Brasília, que teve a simbologia de um batismo espiritual da cidade Capital que se inaugurava. É uma quinta feira, aquele 21 de abril de 1960!

Logo aos primeiros raios do sol, trinam os clarins da Guarda Presidencial do Palácio do Planalto anunciando a alvorada da cidade nascente. E o Presidente Juscelino Kubitschek, cercado de diplomatas e autoridades e grande massa humana, hasteia a Bandeira Brasileira ao som do Hino Nacional. Dirigindo-se ao povo brasileiro, disse o Presidente Juscelino:

Cabe-me a honra de içar, neste momento, a Bandeira Nacional. Faço o com emoção que dificilmente poderia exprimir. Sinto agora a mesma vibração, o mesmo tremor que sentem todos aqueles que estão praticando o mesmo gesto nos quatro cantos da Pátria. Meu pensamento volta se, neste instante, para as novas gerações que hão de recolher o fruto de nosso trabalho e encontrar um Brasil diferente do que encontramos, um Brasil integrado ao seu verdadeiro destino. Diante da Bandeira Nacional, com as suas 22 estrelas, saúdo os pioneiros, os que lutaram para que chegássemos ao que somos, e saúdo os filhos dos nossos filhos para os quais, sem medir esforços e sacrifícios, erguemos as bases da nossa grandeza futura.

A seguir, sobe a rampa do Planalto e recebe os cumprimentos dos embaixadores estrangeiros no Brasil. O Presidente Juscelino Kubitschek, ao instalar no Palácio do Planalto, o Poder Executivo, fez algumas reflexões muito significativas sobre Brasília, destacando-se principalmente as seguintes:

Quando aqui chegamos, havia na grande extensão apenas o silêncio e o mistério da natureza inviolada. Somente me abalancei a construí-la quando de mim se apoderou a convicção de sua exequibilidade pelo amadurecimento do nosso povo de ocupar e valorizar plenamente o território que a Providência Divina lhe reservara. Esta cidade, recém-nascida, já se enraizou na alma dos brasileiros. Daqui, do centro da Pátria, levo o meu pensamento a vossos lares e vos dirijo a minha saudação. Explicai a vossos filhos o que está sendo feito agora. É sobretudo para eles que se ergue esta cidade síntese, prenúncio de uma revolução fecunda em prosperidade. Eles é que nos hão de julgar amanhã

.

brasiliatododia

Recent Posts

Perfil de Cultura: Carmen Gramacho, livro, biblioteca e cultura!

Carmen Ganzelevitch Gramacho é uma das grandes promotoras do livro em Brasília. Seu trabalho é,…

2 semanas ago

Carnaval dos Brincantes do Gama com atrações para todas as idades e gostos

  Há quase 20 anos, o Bloco dos gamenses leva alegria para a cidade Neste…

3 semanas ago

Da quebrada para o palco, em Sobradinho II

Stilo de Rua e Liberdade Condicional Rap no Sarau Conexão Cultural – Edição Especial de…

3 semanas ago

Que luz boa em Lisboa, Márcio Catunda lança livro em Brasília

Por Edmílson Caminha Poucos povos cantaram tanto e tão belamente o país natal quanto o…

3 semanas ago

6 de fevereiro, 50 anos da Ponte Costa e Silva

O calendário da capital federal guarda datas que ajudam a explicar como Brasília foi sendo…

3 semanas ago

Sarau Conexão Cultural – Edição Especial leva rap, cultura periférica e resistência para Sobradinho

Com entrada gratuita, Sobradinho recebe neste sábado, 31 de janeiro, a partir das 18h, em…

1 mês ago