20 de Abril: A Contagem Regressiva para a Inauguração de Brasília

Publicado em Todo dia

À medida que a inauguração de Brasília se aproxima, recordamos a preparação intensa que desde 1957 envolveu o presidente Juscelino Kubitschek e sua equipe para tornar Brasília o centro pulsante do Brasil. Com apenas um dia restante, a nova capital se prepara para emergir como um símbolo de esperança e renovação.

1957: Preparando as Conexões

Em 1957, a estrada de ferro de Pirapora até Brasília teve seus estudos em andamento, prometendo facilitar o contato entre a futura capital, o Rio de Janeiro, São Paulo e todo o Nordeste, através da navegação normalizada do São Francisco pela construção da Barragem de Três Marias.

A Fundação e o Desenvolvimento

O marco zero do Plano Piloto de Brasília foi precisamente demarcado em 1957, no cruzamento dos futuros Eixos Monumental e Rodoviário, sinalizando o início físico da construção da cidade. Este foi um momento crucial, guiado pelo engenheiro Joffre Mozart Parada e sua equipe de topógrafos.

1960: Uma Capital em Plena Atividade

Às vésperas da inauguração, em 1960, a Loja Maçônica Alvorada nº 1 foi fundada, e o Supermercado SAB foi implantado na Asa Sul para complementar as necessidades da população. Estas iniciativas indicavam que Brasília já começava a formar uma comunidade ativa e auto-suficiente.

Declarações Emblemáticas

O prefeito do Distrito Federal, Israel Pinheiro, descreveu Brasília dizendo que

“não é apenas um episódio na vida de uma Nação, ou um momento nas transformações fundamentais e definitivas de sua história, mas será eterna para a nacionalidade, símbolo palpitante de um povo que se orienta para grandes rumos”.

Essas palavras ressoam com a visão de uma capital que transcende o tempo.

O Presidente Juscelino Kubitschek, ao ser recebido pelos trabalhadores-candangos na Praça dos Três Poderes, expressou sua emoção ao afirmar que Brasília é “filha do nosso esforço, da nossa crença, de nosso amor a este País”. Ele enfatizou a contribuição dos candangos, dizendo:

“Brasília só pode estar aí, como a vemos, e já deixando entender o que será amanhã, porque a fé em Deus e no Brasil nos sustentou a todos nós, a esta família aqui reunida, a vós todos candangos, a que me orgulho de pertencer”.

Aproximação da Inauguração

No seu último dia no Rio de Janeiro, o presidente Juscelino Kubitschek visitou o Palácio do Catete para se despedir dos funcionários e destacou a presença da Cruz de Cabral na missa inaugural de Brasília, reiterando o sentimento de gratidão e esperança:

“Tal qual o fizemos na primeira, agradecemos agora a Deus, esta cidade. Ei-la erguida onde antes só havia a solidão”.

À medida que Brasília se prepara para sua inauguração, esses momentos e declarações destacam a magnitude do projeto e o espírito de determinação que impulsionou a criação da nova capital, pronta para se estabelecer como o coração do Brasil e um marco na história do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*