Nas entrelinhas: O fiel escudeiro

compartilhe

Sai o estilo discreto e sofisticado de articulação do tucano Antônio Imbassahy (PSDB-BA), que caiu por falta de apoio do próprio partido, e entra a ação direta e ostensiva do trombador Carlos Marun (PMDB-MS)

A silhueta avantajada do novo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (PMDB-MS), impressionava nos duros debates travados na Câmara por ocasião da cassação do ex-deputado Eduardo Cunha, que comandou a Casa até ser afastado pela Justiça; depois, nas discussões sobre as denúncias do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer. Diariamente, o parlamentar dava a cara a tapa na mídia para defender os dois amigos, assumindo o desgaste com a opinião pública, como uma forma de encorajar os aliados. Agora, o antigo líder da tropa de choque governista na Câmara terá o mesmo desempenho no Palácio do Planalto, como ministro responsável pela articulação política, ou seja, pela distribuição de cargos, verbas de emendas parlamentares e, a novidade, os financiamentos com recursos públicos da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES.

Sai o estilo discreto e sofisticado de articulação do tucano Antônio Imbassahy (PSDB-BA), que caiu por falta de apoio do próprio partido (os tucanos decidiram desembarcar do governo Temer), e entra a ação direta e ostensiva de Marun, que ontem mesmo, depois de um encontro com o presidente Michel Temer, deu mostras do seu estilo trombador. Em entrevista coletiva, se propôs a enquadrar as bancadas governistas recalcitrantes pressionando os respectivos governadores. Marun disse que os interessados em receber recursos federais e obter financiamentos junto a bancos públicos terão de ajudar o Palácio do Planalto a aprovar a reforma da Previdência.

O recado de Marun veio a propósito de declarações do governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB, que havia revelado a intenção do governo de somente liberar os empréstimos e financiamentos da Caixa Econômica Federal para os governos estaduais após a reforma da Previdência: “O governo espera que aqueles governadores que têm recursos a serem liberados, financiamentos a serem liberados, (…), como de resto de todos os agentes públicos, uma reciprocidade no que tange a questão da Previdência”, afirmou.

O presidente Temer quer aprovar a reforma da Previdência em fevereiro, mas ainda não tem votos suficientes para isso, porque uma parte da base governista acredita que se desgastou demais para barrar as denúncias de Janot e não valeria a pena outro grande sacrifício. E há um jogo de faz de conta nos partidos da base, que fecharam questão a favor da reforma, mas a cisma nas bancadas continua. Na avaliação dos estrategistas do Planalto, os rebeldes estão se fiando nos respectivos governadores. É esse pacto que o Palácio do Planalto pretende romper. Se fracassar, não haverá votação.

Enquanto Marun cobra “reciprocidade” dos governadores, o tempo corre. A votação está marcada para 19 de fevereiro, depois de duas semanas de discussão. O governo precisa dos votos favoráveis de pelo menos 308 dos 513 deputados. São duas votações na Câmara, antes de a reforma ser apreciada pelo Senado. Esse é o calendário definido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que, por duas vezes, adiou a votação da reforma por não ter votos suficientes. O governo discorda dessa estratégia de somente votar com maioria assegurada; e avalia que a base somente aprovará a reforma da Previdência se as relações forem estressadas e os parlamentares, obrigados a assumir uma posição a favor ou contra o governo, não dando margem para os líderes empurrarem o assunto com a barriga enquanto dizem que são a favor da reforma.

Alambrado
A propósito, Rodrigo Maia está costeando o alambrado, como diria o falecido Leonel Brizola. Seus aliados já articulam abertamente o lançamento de sua candidatura à Presidência na convenção nacional do DEM, marcada para 6 de fevereiro. Cada vez mais ligado aos parlamentares do chamado Centrão (PP, PR, PSD, PRB e PTB), Maia explora o vácuo criado pela deriva do PSDB para a oposição, sem que o governador Geraldo Alckmin, que assumiu o comando do partido, consiga decolar nas pesquisas eleitorais. Vê nisso uma oportunidade de crescer nas pesquisas como o candidato mais competitivo das forças liberais, para ser uma alternativa para o presidente Temer fazer um sucessor.

Nos bastidores do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, que pretende disputar o governo da Bahia, e o líder da bancada na Câmara, Efraim Filho (PM), são os grandes cabos eleitorais de Maia, além do seu pai, o ex-prefeito carioca César Maia, que deve disputar o governo do Rio de janeiro. Caso a candidatura se consolide, a situação de Geraldo Alckmin se complicará um pouco mais, porque perderia um aliado natural do seu projeto de reunificação do chamado “centro democrático”.

Luiz Carlos Azedo

Jornalista

Posts recentes

Nas entrelinhas: “Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

Seu maior legado é a Constituição de 1988, que assegura as liberdades e os direitos…

2 dias atrás

Nas entrelinhas: Lula manda Casa Civil se entender com Lira

Mas o governo se dispõe a manter apenas R$ 2 bilhões dos R$ 5,6 bilhões…

4 dias atrás

Nas entrelinhas: A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

Muitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com Niemeyer. Deixaram suas marcas na cidade. O…

7 dias atrás