Consciência humana
Também os movimentos ecológicos foram lembrados pelo papa Francisco no última encíclica sobre o meio ambiente: “O movimento ecológico mundial já percorreu um longo e rico caminho, tendo gerado numerosas agregações de cidadãos que ajudaram na consciencialização.” Para um mundo e uma sociedade que parecem se mover cada vez mais rápido, a “lentidão natural da evolução biológica” já não encontra resposta e como resultado temos a “deterioração do mundo e da qualidade de vida de grande parte da humanidade.” Diante de um planeta que se esfarela devemos “ousar transformar em sofrimento pessoal aquilo que acontece ao mundo.” A poluição em todas as suas formas, infectando o ar , as águas e o solo e o consumismo desenfreado vão transformando Nossa Casa “num imenso depósito de lixo”. É preciso reconhecer ainda que “o clima é um bem comum, um bem de todos e para todos.” Com relação ao problema do aquecimento global o Papa alerta que é chegada a hora da “ humanidade tomar consciência da necessidade de mudanças de estilos de vida, de produção e de consumo, para combater este aquecimento ou, pelo menos, as causas humanas que o produzem ou acentuam.” Em Laudato Si , um dos maiores desafios atuais da humanidade, representado pelas mudanças climáticas, vem se juntar o aumento de grandes massas humanas fugidas da fome e da degeneração da agricultura. “É trágico o aumento de emigrantes em fuga da miséria agravada pela degradação ambiental, que, não sendo reconhecidos como refugiados nas convenções internacionais, carregam o peso da sua vida abandonada sem qualquer tutela normativa.”. Para o Teólogo Leonardo Boff esta é a primeira vez que um papa aborda o tema da ecologia de forma integral isto é incluindo nessa análise os dramas e os sofrimentos humanos decorrentes da incúria com os recursos do planeta. “O papa , na visão de Boff ,incorpora os dados mais consistentes com referência às mudanças climáticas, à questão da água, à erosão da biodiversidade, à deterioração da qualidade da vida humana e à degradação da vida social, denuncia a alta taxa de iniquidade planetária, afetando todos os âmbitos da vida, sendo que as principais vítimas são os pobres.”
A frase que não foi pronunciada:
“Toma para ti o conselho que dá aos outros.”
Tales de Mileto
Diga, leitor
Há quem faça duras críticas à prática de estimular as comunidades a usar o disque denúncia para informar a polícia sobre traficantes e outros criminosos. Pode ser que seja mesmo adotar a política do dedo duro. Mas até quando os criminosos vão agir livremente enquanto as vítimas são obrigadas a se recolher?
Piadinha de Gian Carlos
Lá estava o ônibus da Seleção Brasileira parado em uma verificação policial interestadual. Queriam entender o que estava acontecendo e descobriram com a resposta do policial. Esse ônibus vai ser apreendido imediatamente porque está sem volante, sem lateral, com grandes problemas no condutor e encontramos aqui todo tipo de drogas, menos crack.
Atenção legisladores.
Há algum impedimento para que os pichadores limpem a sujeira que fizerem antes de pagar a fiança para alcançarem a liberdade? A pergunta é da professora Beatriz Oliveira.
Mais escândalo
Um certo advogado ligou para um juiz para trocar algumas ideias. Ao final da conversa percebeu um barulho e não desligou o telefone. Vem bomba por aí.
Ao meritíssimo
Por falar em juiz, há pouco ouvi um comentário interessante. Na redação da prova do Enem alunos escreviam receitas de bolo. Pois bem. Como alguns juízes não leem o material que deveriam ler, alguns têm até xingamento pelo meio.