VISTO, LIDO E OUVIDO

Compartilhe

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Hoje é um dia especial. Brasília ponto 55.
Qual Brasília comemora hoje 55 anos de fundação? O Plano Piloto  tombado, a cidade oficial forrada de verde e confortos de uma metrópole moderna ou as cidades em tornos, algumas mais antigas e outras inventadas agora pelo fisiologismo dos políticos de ocasião? Em todo caso em plena meia idade a cidade merece um repensar na existência. Talvez seja o momento de parar e refletir. “Para no ar!”, como dizia Juscelino.  E assim o helicóptero parava para que ele pudesse admirar a evolução da cidade que nascia.  Hoje não vamos falar das mazelas que a fazem crescer pelas bordas, desordenada, hoje não. Hoje estamos em festa. E para tanto fizemos uma página especial da coluna Visto, lido e ouvido para você, nosso leitor. Você que acompanha e compartilha das ideias, você que nos ensina ou corrige, você que diz detestar a coluna mas não consegue engolir o café da manhã sem nos ler.  Na página especial colocamos, por décadas, 55 anos de coluna. Registros sobre o nascimento da cidade, as primeiras atividades, os acampamentos, as crônicas sobre a solidariedade dos que largaram a praia do Rio de Janeiro, a garoa de São Paulo ou os que trouxeram a saudade da família no nordeste. Vieram para criar raízes misturadas com as do cerrado. As ações políticas, as opiniões contrárias à cidade que teimavam em jogar areia no sonho. Foi só misturar com a dureza de quem gosta de trabalhar com afinco que o sonho se concretizou. Os movimentos da cidade e políticos foram registrados como faz um pai cuidadoso para se lembrar  e dividir a vitória com os que acreditaram na missão de JK. O retrato da coluna em uma página fará nossos leitores voltarem aos tempos da tipografia. Relevem o pouco espaço para tantos registros. Quisemos apenas fazer um mosaico dessa coluna que está pronta para concorrer ao livro dos recordes. Ao meu pai, o meu orgulho e admiração por esse caminho desbravado com dedicação plena, responsabilidade e jeitão humano que tanta falta faz nos dias de hoje. (Circe Cunha)
A frase que foi pronunciada:
“Assim tem vivido Brasília, de tropeços e alegrias.  Mas o que tem havido de sofrimento tem servido para formar uma população que ama a cidade e dela não se separa.” Ari Cunha

Participe
Amanhã é o dia D para a Escola de Música. A presença dos pais, alunos, professores e de todos que prezam pela qualidade de ensino de música na capital do país é fundamental. Às 18h haverá uma assembleia extraordinária onde questões de sobrevivência da instituição serão discutidas.

Prisão
A cada cena na TV de pessoas ligadas ao governo sendo algemadas fica uma interrogação. Para quê tanta humilhação? O que os brasileiros realmente querem são os bilhões ou trilhões de volta nos cofres públicos. Só isso.

Ministério 1
Uma coisa a misteriosa gripe suína deixou de legado. Nos Estados Unidos, além da venda do álcool gel e outras iniciativas que deixaram muita gente rica, houve uma mudança de hábito que o Ministério da Saúde poderia adotar. Pelo espirro, várias doenças são transmitidas. As pessoas espirram nas mãos(quando são educadas) e outras não cobrem a boca no momento em que as milhares de gotículas ficam no ar prontas para contaminar quem estiver por perto.

Ministério 2
Pois bem. As crianças aprenderam na escola e passaram para os pais uma forma de se proteger e proteger os outros do espirro. No começo é difícil, mas com um pequeno esforço, vira hábito. No momento do espirro, o que protege a boca é a dobra do braço. Assim tudo em que a mão encostar não estará contaminado e todos ao redor não se verão obrigados em aparar as gotículas de saliva que transportam gripes e outras doenças.

Polícia
Deputado estadual do Amapá Jory Oeiras, descreveu a situação dos presídios amapaenses. Antes de ser político era agente penitenciário. Um ponto que na opinião dele favoreceria demais a ação contra os bandidos seria a troca de informação entre as polícias militares, civil e federal  de todo o país. Ideal para a ação  proativa e preventiva.
Circe Cunha

Publicado por
Circe Cunha

Posts recentes

  • ÍNTEGRA

Zombando da sorte

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

13 horas atrás
  • ÍNTEGRA

Fim da fome ou da corrupção?

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

2 dias atrás
  • ÍNTEGRA

Quando não há necessidade de currículum

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

6 dias atrás
  • Íntegra

Em busca da nascente

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

7 dias atrás
  • ÍNTEGRA

As portas da percepção

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás
  • ÍNTEGRA

Na carteira de ativos digitais

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás