Perfídia. Decepção.

Compartilhe

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)
Hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade
jornalistacircecunha@gmail.com
facebook.com/vistolidoeouvido

Depois do depoimento prestado Comandante Militar do Planalto, General Gustavo Dutra, junto a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Legislativa do DF sobre os acontecimentos de 8 de janeiro, o que ainda restava de prestígio e admiração pelo Exército, foi lançado na vala comum das torpezas humanas. A confissão explícita de um oficial general, que em momento algum se mostra constrangido com sua atitude, de que enganou milhares de cidadãos brasileiros que estavam acampados nas imediações do QG em Brasília, dizendo que o Exército iria protegê-los e que portanto não havia motivos para preocupações e que todos deveriam ir dormir sossegados , é daquelas peças que ficarão para sempre na memória de milhões de indivíduos como um exemplo acabado da vileza e covardia, que estrela nenhuma nos ombros é capaz de desfazer.

Passada aquela noite que em muitos aspectos recorda os acontecimentos funestos do Capão da Traição de 1708, famílias inteiras, com crianças, idosos e até mesmo animais de estimação foram embarcados em ônibus enfileirados, depois de serem informados de que iriam em segurança para casa. Na verdade, esse comboio, à semelhança do que também ocorreu com os trens que transportavam judeus para os campos de concentração, foi direto para a sede do ginásio de esportes da Polícia Federal. Estavam todos presos e entregues à uma espécie de justiça que chocou os brasileiros, os juristas e o mundo todo por sua arbitrariedade e crueza.

Pensar que um oficial com essa patente e responsabilidade, tenha mentido e traído os brasileiros como ele, apenas para atender aos caprichos de um presidente que se sentia incomodado com as manifestações espontâneas em frente aos quartéis de todo o país, faz cair por terra, toda e qualquer comiseração por essa triste figura.

Não é por outra razão que os chineses, que hoje possuem o maior e mais armado exército do planeta, avaliam que nossas Forças Armadas integram hoje um dos piores Exércitos do mundo. Não é por razão também que um grupo de brasileiros indignado e diante do que ficou esclarecido, organizou um abaixo assinado nas redes sociais e que hoje supera mais de 20 mil assinaturas, onde pretende denunciar não só esse general como o próprio Exército junto à Organização dos Estados Americanos OEA.

No documento, que vem recebendo adesões contínuas, os organizadores acusam o patético oficial do crime de perfídia e de cometimento de crimes contra a humanidade. Nesse documento é destacado que o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, promulgado em Decreto 4.388 de 25 de setembro de 2002, que define em seu Art. 6º, os Crimes Contra a Humanidade. Nesse ponto, os crimes contra a humanidade são considerados “quaisquer atos cometido no quadro de um ataque, generalizado ou sistemático, contra qualquer população civil, havendo conhecimento desse ataque: (…) e) Prisão ou outra forma de privação da liberdade física grave, em violação das normas fundamentais de direito internacional;” Lembra também os autores do abaixo assinado que a OEA, em 2002 considerou a admissibilidade para julgamento de seis casos apresentados pelos brasileiros , sendo que possibilidade de que esse caso venha a ser examinado pela Comissão de Direitos Humanos é bastante provável. “O Protocolo Adicional de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, define a perfídia como “atos apelando para a boa-fé de um adversário e com a intenção de atraiçoá-lo, deem a entender a este que tem direito à proteção, ou que está obrigado a concedê-la, em conformidade com as normas de Direito Internacional aplicáveis nos conflitos armados”, lembram os organizadores, para quem as confissões desse tipo de crime foram feitas e registradas abertamente durante as oitivas da CPI do 8 de janeiro, realizada pela CLDF.

De toda a forma, mesmo que essa ação não venha a surtir os efeitos desejados pelos proponentes e pelos que assinaram o documento, a condenação do referido general no Tribunal das Consciências e da Ética já está lavrada e amanhã irá compor os rodapés dos livros de história no capítulo intitulado traição, covardia e perfídia.

A frase que foi pronunciada:

“A falsidade é suscetível de uma infinidade de combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser.”

Jean-Jacques Rousseau

Planaltina

Produtores rurais do Pipiripau agora têm a sede da Embrapa renovada para os atendimentos. A entrega foi feita pelo governador Ibaneis. Na região são440 propriedades rurais e por volta de 800 produtores, segundo o GDF.

Mudanças

Agora é a hora de os pais se debruçarem sobre o Projeto de responsabilidade educacional do senador Flavio Arns. Entre críticas e elogios o certo é que não há reciclagem que sobreviva a um protocolo de passar de ano o aluno completamente despreparado. O nível de escrita, interpretação de textos e até do estudo de inglês é estarrecedor. Nesse momento histórico a participação dos pais é fundamental.

História de Brasília

Não são atirados, entretanto, os pedidos para manutenção (caríssima), de um gerador que não tem outra função há mais de dois anos, senão a de iluminar residências construídas irregularmente em alvenaria, ou construções de madeira, provisórias, ampliadas recentemente com dinheiro do Instituto. (Publicada em 21.03.1962)

Circe Cunha

Publicado por
Circe Cunha

Posts recentes

  • ÍNTEGRA

Feliz 2025, de coração

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

Comissões e omissões

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

A vez dos bichos

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

A exceção e a regra

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

Em busca do Santo Graal

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

4 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

O cordão umbilical com o dólar

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

4 semanas atrás