VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)
hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade
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É preciso reconhecer que a desigualdade social e a ausência de serviços básicos e essenciais, ao atingir em cheio as famílias de baixa renda, provocam, como resultados mais nefastos e prolongados, a chamada pobreza infantil.
É justamente ao atingir os membros mais frágeis desse grupo de pessoas que os efeitos da má distribuição de renda acabam gerando um conjunto enorme de consequências negativas que irão se refletir ao longo de toda a vida desses indivíduos, a começar pelos reflexos ruins no desempenho escolar, mesmo em estabelecimentos de ensino de baixa qualidade. Em outras palavras a desigualdade social e econômica está na base de todo o sofrível sistema de ensino público no país.
Na verdade, as escolas públicas, em sua totalidade, refletem e perpetuam a má distribuição de renda do país, gerando, na sua grande maioria, cidadãos de segunda categoria, merecedores apenas de uma educação de baixa qualidade que os incapacita de prosseguirem adiante e progredirem na vida adulta. Com uma receita como essa, que ainda inclui saúde, transportes e moradias de segunda categoria, não surpreende que nosso sistema público de educação se encontre relegado eternamente nas últimas posições dos rankings mundiais de avaliação de ensino e aprendizagem.
Diante da omissão histórica do Estado no setor da educação, é que muitos lares vêm adotando o chamando “Homeschooling”. Trata-se da educação empreendida em casa pela própria família. O crescimento no número de famílias que têm adotado esse regime caseiro de ensino não para de crescer e, por isso, tem chamado a atenção das autoridades. A questão de fundo irá colocar a atual realidade das escolas públicas, invadidas por ideologias de todo o tipo, estranhas ao meio, e mesmo o sucateamento dessas instituições e milhares de famílias que passaram a ver, nesses locais, um ambiente desestruturado técnica e moralmente.
Não há como desvincular, ou mesmo realizar, uma educação de qualidade de outros fatores de ordem econômica e social. Nesse sentido, é impossível empreender uma educação pública típica de países desenvolvidos, com os atuais indicadores sociais, típicos de países do terceiro mundo. Esse é o dilema do país. Como existir escolas públicas de excelentes níveis de aprendizagem, quando se verifica que, em muitas delas, os alunos só vão porque encontram algum tipo de refeição diária?
No Brasil profundo, perdido no tempo e no espaço, e em que os gestores políticos são os primeiros a não acreditar no poder transformador da educação, é comum a existência de escolas sem teto, sem cadeiras e onde os alunos assistem aulas de pés no chão, sem conforto ou qualquer tipo de perspectiva melhor. Se formos atrelar o ensino público atual às mudanças necessárias na melhoria de vida da nação, então será preciso esperar ainda um bom tempo para que o Brasil se integre como país de primeiro mundo.
Pelo andar dos acontecimentos e em meio a uma crise política, econômica e social sem precedentes, é possível que o Brasil não consiga atingir, tão cedo, a almejada posição de liderança mundial.
Não há remédios alternativos. Educação pública de alta qualidade, não se faz apenas com políticas educacionais, mas, sobretudo, com políticas sociais também de alta qualidade, o que equivale a dizer menor desigualdade na distribuição de renda, aliada a serviços básicos também de alta qualidade.
A frase que foi pronunciada:
“Esse privilégio de sentir-se em casa em qualquer lugar pertence apenas aos reis, às prostitutas e aos ladrões.”
Honoré de Balzac
Estranho
Na 107 Sul, onde ficava o Batalhão de Trânsito, está instalado um escritório misterioso. Vidros reflexivos, carros entrando e saindo, nenhuma sinalização. Os moradores não escondem a preocupação.
Lei Molhada
Durante as eleições no Varjão, os bares vendiam bebidas livremente.
Arte
Brasília recebe o Festival de Cinema Italiano com sessões híbridas, presenciais e online e totalmente gratuitas. Veja, no Blog do Ari Cunha, o passo a passo para ser espectador dessa arte. Acesse: https://festivalcinemaitaliano.com/.
Um átimo
Para quem reclama que a Câmara Legislativa do DF é devagar, basta acompanhar a votação de crédito adicional à lei orçamentária do DF. Outra iniciativa interessante é a discussão sobre a reparação de danos em calçadas e vias em geral causados por pessoas jurídicas. Realmente um absurdo. Caminhões transitando nas calçadas sem respeito algum.
História de Brasília
Ninguém explicou, nem ninguém sabe o que houve, mas o IAPB recebeu inscrições para financiamento no ano passado, e até hoje não deu solução. (Publicada em 13.03.1962)
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