E o resto joga com habilidade

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VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

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Sophia de Mello Breyner Andresen. Foto: Divulgação

       Em abril do próximo ano, Portugal estará comemorando meio século da Revolução dos Cravos. Trata-se de uma data da maior significância para aquele pequeno, mas laborioso, país do outro lado do oceano. A partir daquela data, terminava a longa ditadura de Salazar, que, desde 1926, mantivera Portugal apartado do resto da Europa, como um velho e esquecido país, naquela esquina do continente, deixado à própria sorte, desde o fim da Segunda Grande Guerra.

 Mais importante do que o fim de uma das últimas ditaduras ainda resistentes da Europa, a Revolução dos Cravos abriu caminho para a inserção lenta e definitiva de Portugal ao resto do continente. Isso durante a longa noite em que o regime salazarista controlou o país, que parecia mergulhado numa espécie de sono ou transe profundo, alheio ao que se passava ao redor do mundo e mesmo indiferente ao destino do continente, que sempre o havia empurrado e espremido contra o mar.

Somente aqueles que lá viveram nesse período podiam sentir os tremores provocados por um vulcão que, a qualquer momento, ameaçava explodir com tudo. Havia, onde o pensamento trabalha, um surdo protesto que logo passou a ganhar fôlego entre artistas e os mais letrados. A música e poesia eram as artes que mais se engajavam num movimento que buscava sacudir a poeira antiga, acabando com as perseguições às oposições e a todos aqueles que discordavam do velho sistema.

Impossível mencionar aqui todo ou mesmo parte do imenso e poderoso repertório artístico em música e poesia, produzidos naquele período, e que inspiravam a todos a buscarem uma saída para o longo fechamento político de Portugal e sua exclusão do mundo moderno. A censura do Estado Novo não se envergonhava de confiscar obras, livros e quaisquer trabalhos artísticos que contivessem críticas ao governo. Também não se fazia titubeante na hora de prender e mesmo calar os artistas.

No fundo e mesmo inconscientemente, o governo antevia, como um mau augúrio, que seria por obra e graça às ações de poetas e músicos, e não das armas, que viriam as forças capazes de apear-lhe do poder. A força da palavra. Dentre os muitos artistas que combateram o bom combate contra a ditadura, merece destaque aqui, como representante dessa tropa lírica, a obra magnífica de Sophia de Mello Breyner Andersen (1919-2004). Como membro ativo da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, Sophia, já nos anos quarenta, escreveria o poema “Com fúria e raiva”: “Com fúria e raiva acuso o demagogo / E o seu capitalismo das palavras / […] /Com fúria e raiva acuso o demagogo / Que se promove à sombra da palavra / E da palavra faz poder e jogo / E transforma as palavras em moeda / Como se faz com o trigo e com a terra.” No poema “O Velho Abutre”, a poetisa diz, sem meias palavras: “O velho abutre é sábio e alisa suas penas / A podridão lhe agrada e seus discursos / Têm o dom de tornar as almas mais pequena.”

Também no poema “Data”, Sophia declara: “Tempo de covardia e tempo de ira / Tempo de mascarada e de mentira / Tempo que mata quem o denuncia / Tempo de escravidão / Tempo dos coniventes sem cadastro / Tempo de silêncio e de mordaça / Tempo onde o sangue não tem rastro, / Tempo de ameaça.”

       No poema “Pranto pelo dia de hoje”, Sophia denunciava o sumiço de pessoas, das mortes que deixavam rastros. “Nunca choraremos bastante quando vemos / Que quem ousa lutar é destruído / Por troças por insídias por venenos / E por outras maneiras que sabemos / Tão sábias tão subtis e tão peritas / Que nem podem sequer ser bem descritas.”

Mesmo diante da torpeza daquela realidade e da dificuldade imensa em traduzir e conciliar a beleza lírica com os dias trevosos que assistia, a poetisa não se detinha. No poema “Nesta hora”, ela acusava: “Nesta hora limpa da verdade é preciso dizer a verdade toda / Mesmo àquela hora que é impopular neste dia em que se invoca o povo / Pois é preciso que o povo regresse de seu exílio / E lhe seja proposta uma verdade inteira e não meia verdade / Meia verdade é como habitar meio quarto / Ganhar meio salário / Como só ter dinheiro / A metade da vida / O demagogo diz da verdade a metade / E o resto joga com habilidade / Porque pensa que o povo só pensa metade / Porque pensa que o povo não percebe nem sabe / A verdade não é uma especialidade / Para especializados clérigos letrados /Não basta gritar povo é preciso expor.”

São poemas de uma força a denunciar um tempo de aflição, mas que que serviam de alento para aqueles que lutavam por liberdade. A revolução dos Cravos de 1974 serviria ainda como um exemplo e uma lição a ser seguida, ajudando outros países a se libertarem do jugo ditatorial, como Espanha, em 1975, e o próprio Brasil, em 1985.

A frase que foi pronunciada:

“Os mais perigosos inimigos não são aqueles que te odiaram desde sempre. Quem mais deves temer são os que, durante um tempo, estiveram próximos e por ti se sentiram fascinados.”

Mia Couto

Mia Couto. Foto: AFP PHOTO/FRANCOIS GUILLOT

Musical

Já estão à venda, pelo Sympla, os ingressos para o Musical Os Miseráveis, que será apresentado na Escola de Música, nos dias 24 e 25 de junho, com sessões às 17h e 20h. A produção e direção artística é de Renata Dourado; preparador vocal, Gustavo Rocha; diretor de cena, Vittor Borges; assistente de produção, Érika Kallina; e regente, Rafael de Abreu Ribeiro. A apresentação é da Cia de Cantores Líricos de Brasília e Áquila Records.

Cartaz: Divulgação

História de Brasília

Está, assim, funcionando, o pombal da praça dos Três Podêres, que consistia na grande inspiração de d. Eloá Quadros. (Publicada em 18.03.1962)

Circe Cunha

Publicado por
Circe Cunha
Tags: #AriCunha #Brasília #CirceCunha #Cultura #Ditadura #HistóriadeBrasília #Mamfil #Portugal #RevoluçãoDosCravos #SophiaDemello

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