Desde 1960
colunadoaricunha@gmail.com
com Circe Cunha e Mamfil
Se for analisada de perto e pela lupa da razão, por certo que a crise cíclica que assola o país e particularmente os estados, tem, como alguns de seus componentes básicos e originários, a total falta de competência, preparo e disposição da maioria das autoridades responsáveis pela administração da máquina pública.
É certo que, ao se aliar a incompetência e o despreparo habituais de nossas lideranças políticas aos atributos nefastos da corrupção e da falta de ética — que rói por dentro os recursos que seriam destinados ao bem-estar — à seguridade e à segurança da sociedade, o que vemos e sentimos bem na nossa frente é um país mergulhado no mais absoluto caos.
Em outras palavras, o que temos no comando da administração pública de modo geral, com as exceções de praxe, são dirigentes subescolarizados. E o que é pior: coniventes com práticas desleais, para não dizer criminosas. A falta de preparo intelectual é, em nosso caso, substituída pela mais refinada esperteza, misturada com uma certa dose de malemolência, que faz da população presa fácil e dócil para a perpetuação dessas anomalias históricas.
De outra forma, como explicar que, sendo o quarto maior mercado de automóveis do mundo e o quinto produtor global desse bem econômico, ocupamos o primeiríssimo lugar do planeta no quesito preço alto dos carros? Como entender que, sendo o maior produtor mundial de proteína animal, com o maior rebanho bovino da Terra, os preços desse produto internamente são os mais altos e, portanto, mais inacessíveis à população?
Da mesma forma, como explicar que, sendo o Brasil um dos campeões globais na produção de grãos, persistimos com valores tão altos? Com 8,5 mil km de costa marinha, nosso peixe é o mais caro. O mesmo se repete com a extração e o refino do petróleo. No entanto, contamos com a gasolina e o diesel mais caros e de qualidades duvidosas do que países onde não se acha uma gota sequer de petróleo.
Uma das explicações que melhor nos aproxima da verdade dos fatos é que prosseguimos com uma das maiores e mais vorazes máquinas públicas do planeta. Operada e habitada por uma elite, na sua maior parte formada por pessoas oriundas de nossas escolas deficientes que insistem em manter o comportamento duvidoso e oscilante de seus ancestrais. E que, obviamente, só estão onde estão porque anseiam ser iguais aos seus antepassados, dentro da perspectiva de que “quem sai aos seus não degenera.”
É por motivos prosaicos como esses que chegamos ao ridículo de assistirmos impassíveis à publicação agora de um edital público oferecendo prêmios às melhores ideias para a geração de receitas extra-tributárias para o Governo do Distrito Federal, organizada pela Escola de Governo (EGOV). É o mesmo que sugerir aos enforcados que projetem um modelo inovador de força ou de guilhotina.
A frase que foi pronunciada
“O principal ‘veneno’ da educação dos filhos é a culpa. Culpa de trabalhar fora, quando pensa que devia estar com os filhos. Culpa de estar com os filhos, quando acha que devia estar trabalhando.”
Içami Tiba
Saúde
» Hospital Sirio-Libanês, unidade de Brasília, inicia uma campanha com a intenção de chamar a atenção da população da cidade para o câncer de cabeça e pescoço. Esse é o quinto tumor mais comum do mundo. Hoje é o Dia Mundial de combate às duas doenças. Sintomas como nódulos ou caroços no pescoço, feridas na boca que não cicatrizam, dificuldade para engolir ou respirar, e alterações persistentes na voz devem ser observados com atenção. Segundo o oncologista Igor Morbeck, é importante consultar-se regularmente com um dentista. “Geralmente, o dentista é o profissional habilitado para o diagnóstico precoce”, destaca.
Memória
» É sempre prazeroso encontrar alguém para rememorar Brasília nos primeiros tempos. De repente, atendo a ligação da dona do Mundo da Criança, única loja de brinquedos da cidade nos anos 1960. Dona Eunice Beze. Com uma memória prodigiosa, ela resolveu, para o bem da história da cidade, escrever um livro sobre tudo o que foi, segundo ela, visto, lido, ouvido e vivido na época. Aguardamos ansiosos pelo resultado.
Show
» Agnaldo Timóteo vem a Brasília em 25 de agosto. O nome do show é: “Obrigado, Cauby”. Os ingressso já estão à venda no Teatro dos Bancários ou nas lojas bilheteriadigital.com.
Decibéis
» Todas as lanchonetes, pizzarias e restaurantes que entregam em domicílio têm uma fila de motoqueiros aguardando a vez para trabalhar. Ao receber a encomenda, aceleram as motos, muitas com o escapamento furado, o que aumenta o barulho. O resultado disso são moradores com os nervos à flor da pele, não conseguindo dormir até que o comércio feche as portas. Fica a dica para o Ibram, Detran e quem mais de direito.
História de Brasília
Há uma revolta popular, de norte a sul, contra as barganhas eleitorais, ou em troca de “apoios”. A insistência do PSP em receber melhor parte do bolo para dar apoio ao primeiro-ministro, a barganha em torno da Prefeitura de Brasília, o escândalo em torno de eleição de atuais governadores por estados diferentes, tudo isso está irritando terrivelmente o povo, e seus líderes precisam tomar conhecimento disso. (Publicada em 01/10/1961)
VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…
VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…
VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…
VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…
VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…
VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…