Contrapartidas necessárias

Compartilhe

DESDE 1960 »

jornalista_aricunha@outlook.com

Circe Cunha e MAMFIL

Entre as características da espécie humana que possibilitariam a formação dos primeiros núcleos comunitários, a contrapartida de ações entre os indivíduos seria o elemento que mais reforçaria o sentido de grupo e, ao mesmo tempo, tornaria exequível a longa marcha rumo à civilização. Foi por meio das contrapartidas que cada membro individualmente pôde demonstrar sua importância para a sobrevivência da coletividade. Assim, por exemplo, os fisicamente mais fortes colocavam a aptidão física em defesa do grupo para protegê-lo contra as hostilidades do meio. Em troca desse esforço, que colocava a própria vida em risco, receberian contrapartidas como alimentação e outras vantagens vitais. Assim , é possível afirmar que o homem é o único animal que, desde sempre, teve na contrapartida o sentido e a própria razão da existência.É preciso, no entanto, diferenciar a característica do vulgaríssimo “é dando que se recebe”, conspurcado hoje pelo falso jogo político brasileiro. Se a contrapartida foi importante para irromper o processo civilizatório na antiguidade, muito mais útil se tornou agora, com a complexidade das sociedades modernas.

Não é por outra razão que as nações desenvolvidas têm nas contrapartidas da educação de qualidade, principalmente na fornecida pelo Estado, o principal instrumento de seu planejamento de longo prazo, senão da própria sobrevivência. Somente por meio da adequada formação dos cidadãos um país tem possibilidades reais de se afirmar. Mas, para que todo o longo ciclo, que vai da preparação básica à especialização, nas universidades e o posterior exercício pleno da profissão se complete, é preciso adoção das necessárias contrapartidas.Tomando como exemplo um aluno de medicina que levou, em média, oito anos apenas para completar sua formação final em estabelecimento público, que sentido ou contrapartida teria o cidadão comum e a sociedade, principalmente os de baixa renda, que, por meio de altos impostos, lhe custearam os estudos? O mais razoável, num país com tantas carências na área de saúde, seria o novo profissional exercer seu mister por um tempo igual a toda sua formação em escolas públicas, em benefício da população por uma remuneração condizente.

O que não faz sentido é um recém-formado em estabelecimento bancado pela base da pirâmide social sair da faculdade e, ato contínuo, abrir um consultório particular e passar a cobrar preços escorchantes por uma consulta médica, que somente uma elite pode pagar. Nesse caso, e é o que ocorre com frequência, as contrapartidas deixam de existir.Enfermagem e obstetrícia, farmácia, gestão em saúde, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, engenharia de energia, engenharia de software, engenharia eletrônica, educação do campo, gestão ambiental, gestão do agronegócio, administração, arquitetura e urbanismo, agronomia, biblioteconomia, engenharia da computação, ciências econômicas, direito, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia de redes de comunicação, engenharia Fflorestal, elétrica, de produção, gestão de políticas públicas, química tecnológica, relações internacionais, serviço social e turismo são apenas alguns cursos com que a academia poderia perfeitamente auxiliar o governo como contrapartida.Quando ocorre a falta de contrapartida, rompe-se um ciclo que acompanha a humanidade desde que o mundo é mundo. Nosso sistema público é precário, não tem passado, presente, mas uma esperança no futuro está com a contrapartida dos acadêmicos.

A frase que não foi pronunciada

“A natureza parece quase incapaz de produzir doenças que não
sejam curtas. Mas a medicina encarrega-se da arte de prolongá-las.”
Marcel Proust

Estudos
» O número de vagas a serem preenchidas por meio do concurso público pode passar a ser igual ao quantitativo dos respectivos cargos ou empregos públicos vagos no órgão ou entidade. A ideia foi proposta na PEC 29/2016 e, caso seja aprovada, o concurso do Senado oferecerá mais de mil vagas. A relatoria é do senador Ivo Cassol.

Curiosidade
» Dados da Acnur registram que, no ano passado, o Brasil reconheceu 9 mil refugiados vindos de 79 países. A maioria vive nos grandes centros urbanos.

Discussão
» Produtores de soja de Mato Grosso comemoram o sucesso da colheita, que atingiu 30,6% da área. Pena que na balança do custo-benefício a destruição da natureza em larga escala seja executada para alimentar animais.

História de Brasília
O comandante da Operação Cavavelle, depois, no pátio de manobras, interrogou, extraoficialmente, um tripulante do aparelho da Varig, através do qual ficamos sabendo, também, que todas as forças militares de Porto Alegre estão solidárias com o general Machado Lopes. (Publicado em 31/8/1961)

Circe Cunha

Publicado por
Circe Cunha

Posts recentes

  • ÍNTEGRA

Vícios e virtudes

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

2 dias atrás
  • ÍNTEGRA

Zombando da sorte

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 dias atrás
  • ÍNTEGRA

Fim da fome ou da corrupção?

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

4 dias atrás
  • ÍNTEGRA

Quando não há necessidade de currículum

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás
  • Íntegra

Em busca da nascente

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás
  • ÍNTEGRA

As portas da percepção

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás