Caminhando e cantando e seguindo a canção

Compartilhe

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Charge do Bobbiker

Estudos publicados nesta semana por duas entidades independentes e distintas e que, há décadas, gozam de grande prestígio em todo o mundo, chamam a atenção para dois seríssimos problemas a afetar todo o arcabouço do Estado brasileiro e que, se não solucionados a tempo, levarão o Brasil a um colapso irreversível em suas estruturas, empurrando-nos todos para o abismo em que se encontram hoje outros países da América do Sul e Ásia. De um lado, temos o Index on Censorship — entidade sem fins lucrativos que promove a liberdade de expressão — que, há mais de 40 anos, analisa a situação da autonomia de pensamento em mais de 170 países.

Em outro estudo, divulgado pela ONG Transparência Internacional, vemos que o Brasil está mal posicionado também no ranking de distonia com a lei. Com relação ao Index, elaborado pela John Mores University, o Brasil foi empurrado para sexto nível, no qual se encontram países ditos “mais fechados” e com maior rigor fiscalizatório e onde o governo controla mais de perto o que é divulgado.

Nesse estudo o Brasil aparece classificado como não tendo a capacidade plena de autonomia de pensamento e expressão. É preciso destacar aqui que se trata de um dos principais itens a qualificar tanto as democracias sólidas quanto os países com altos índices de desenvolvimento humano e econômico. Com relação à percepção da distonia com as leis, a Transparência Internacional, afirma categoricamente, que o Brasil entrou, a partir de 2010, num ciclo misto de estagnação e retrocesso, perdendo, com isso, uma década, vindo afinal a cair da 69ª posição para a 94ª, ficando abaixo tanto da média global, como da média dos Brics e da América Latina.

Manobras de filigranas jurídicas foram detectadas pelos observadores internacionais. Interessante notar aqui que as manifestações do pensamento e as leis desobedecidas andam lado a lado. Quanto mais se perde a uma, mais avança a outra, formando assim um binômio perverso e ao mesmo tempo biunívoco.

A frase que foi pronunciada:
“Muitos momentos felizes da vida chegam com a mentira.”
O feitiço de Áquila

Ilustração: eagoracast.com

RG
Foi-se o tempo em que tirar uma carteira de identidade era fácil. Hoje nem agendamento está sendo possível fazer. Sendo assim, o atendimento é impossível. O caso é de uma nubente que quer registrar o novo nome. Casou em dezembro e até hoje não conseguiu mudar a documentação.

Imagem: pcdf.df.gov

Inteligência artificial
Mudanças aconteceram em todo o mundo com a chegada da internet. Muitas profissões foram extintas e outras, criadas. Agora, o mundo conhecerá a tecnologia GPT — Transformador e gerador pré-treinado. É um impacto tão grande na realidade que está chegando paulatinamente para evitar pânico. A plataforma pode ser usada para criar música, filme, livro, aula, texto, voz, programação em TI. Muita coisa vai mudar. E o mais importante: muitos desenvolvedores estão sendo patrocinados por milionários com perfil ideológico.

Mais essa
Será esse um tempo em que a palavra “Sistema” passará a ganhar um status de grande irmão onipresente, sendo que todo aquele que for apontado como suspeito ou estranho a essa nova ordem, sofrerá as penalidades draconianas previstas, sendo literalmente deletado do “sistema”, ou como se dizia nos velhos tempos: virará adubo de planta?

Outros tempos
Hoje, a foto que tiramos no Catetinho com o Juscelino Kubitschek despertou uma observação. A simplicidade daquele homem era diretamente proporcional à competência. Coisa tão rara de ser ver hoje em dia.

Foto: correiobraziliense.com

Ver para crer
Em breve, a reforma tributária deverá ser enviada ao Congresso pelo Executivo. Essa é a manchete de vários jornais desde a década de 1990.

Exemplar
Um assunto bastante comentado nas redes sociais foi o interessante fato de o voto para a Presidência do Senado ser secreto e impresso.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Expectativa
Depois da Caneta Azul, Azul Caneta, a produção musical brasileira parou. Vamos ver o que vai render a ajuda de custo liberada aos nossos artistas

História de Brasília

Os blocos de nossas superquadras, principalmente os do IAPB, atenderam a esse dispositivo legal, mas a entrega de correspondência não funciona. O carteiro tem, mesmo, que subir os diversos andares, e entregar a correspondência em casa. (Publicada em 15.03.1962)

Circe Cunha

Publicado por
Circe Cunha
Tags: #AméricaLatina #AriCunha #AutonomiaDePensamento #Brasília #BRICS #CensuraNoBrasil #CirceCunha #HistóriadeBrasília #LiberdadadeDeExpressão #Mamfil

Posts recentes

  • ÍNTEGRA

Feliz 2025, de coração

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

2 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

Comissões e omissões

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

A vez dos bichos

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

A exceção e a regra

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

Em busca do Santo Graal

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

4 semanas atrás
  • ÍNTEGRA

O cordão umbilical com o dólar

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

4 semanas atrás