Temporada de caça

Compartilhe

DESDE 1960

aricunha@dabr.com.br

Com Circe Cunha com MAMFIL

Está aberta a temporada de caça aos registros partidários de três das principais legendas do espectro político nacional. Outras poderão vir naturalmente na sequência, dependendo dos esclarecimentos que chegam paulatinamente à tona com as investigações da Operação Lava-Jato. Por enquanto estão na alça de mira da Justiça Eleitoral o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido Popular (PP). Trata-se de fenômeno único em todo mundo democrático Ocidental. O aprofundamento das investigações poderá levar de roldão ainda o PSDB e o DEM. Caso isso se confirme, estariam lançadas as pedras da fundação da reforma político-partidária, por imposição da realidade criminosa que tomou conta de nosso sistema representativo.

O movimento de abate na política teve início oficial com a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, que pediu a instauração de processo de cassação de registro de funcionamento do PT, com base, no que aponta, em fraudes gravíssimas nas eleições de 2010 e 2014. Para o ministro, existem também indícios de fraude processual dentro do próprio TSE, durante a presidência de Dias Toffoli.

Mendes considerou misterioso o sumiço do Ofício nº 1.240, expedido em 10 de setembro de 2015, pelo ministro João Otávio, corregedor-geral da Justiça Eleitoral do Brasil, que pedia, na ocasião, a cassação de registro do PT, por fraudes na escrituração contábil. Com o desaparecimento providencial do documento, ficou suspensa não só a indicação da legenda, como evitou a prisão imediata dos três últimos tesoureiros do partido.

Na sequência, a ministra Maria de Assis Moura, do TSE solicitou também a abertura de investigação eleitoral contra o PP, o PT e o PMDB, com base nas delações premiadas da Operação Lava-Jato. Todos esses partidos teriam recebido propinas, disfarçadas de doações eleitorais e, pior, lavado esses recursos por meio do próprio Tribunal Eleitoral. No parecer, a ministra afirma: “Uma vez comprovadas tais condutas, estaríamos diante da prática de crimes visando a conquista do poder e/ou sua manutenção, nada muito diferente, portanto, dos períodos bárbaros em que crimes também eram praticados para se atingir o poder”.

Para os ministros da Corte, o TSE não pode fechar os olhos diante de tantos e perigosos indícios que vêm sendo revelados. Curioso observar que o afundamento da gigante Petrobras no mar de lama da corrupção levará consigo, para o fundo do abismo políticos de destaque no cenário nacional, grandes empresários da construção, partidos diversos e todo um sistema de gestão do Estado, que se acreditava correto. Nesse abraço de afogados, está por enquanto, a salvação do país. O que essa experiência ensina é que o poder está com o eleitor.

A frase que não foi pronunciada

“Atenção, senhor Aedes aegypti: zika, chigungunha e dengue, só quando as Olimpíadas terminarem.”

Razão provável para o assunto ter caído no esquecimento.

Oportunidade

Por falar nisso, o GDF anuncia o Refis-N. Oportunidade para honrar as dívidas não tributárias com o governo. Estão fora multas de trânsito, débitos com a CEB e Caesb.

Merecimento

Em pauta, a isonomia salarial entre polícias. O governador Rodrigo Rollemberg esteve com o presidente Michel Temer para tentar encontrar uma solução para o assunto. Cortes no supérfluo e fiscalização efetiva no gasto público com punição para maus gestores. A receita não tem mistério. Só precisa ser servida com vontade política.

Missa

Bela homenagem do dr. Daher ao amigo Ivo Pitanguy. A missa no Lago Sul foi repleta de agradecimentos e orações.

Sprout

Parece um lápis normal. Mas na ponta há um compartimento do tamanho de uma borracha com sementes. A criança usa o lápis e, quando estiver curtinho, espeta a ponta num vaso com terra. A ideia genial é patenteada. Foi desenvolvida por alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Atenção

Funcionários de operadoras de celular, bancos, planos de saúde e outros campeões de reclamações dos consumidores começam a se dar conta de que obedecer à chefia para mentir aos clientes é crime. Os tribunais têm sido rígidos em causas dessa natureza.

Team USA 2020

Criançada da Liga de Connecticut joga futebol nos Estados Unidos e tem o seguinte reconhecimento dos técnicos: brasileiros têm talento e criatividade, e americanos, resistência. Tanto faz, meninos ou meninas.

História de Brasília

No fim da história mandou convidar 10 “autênticos trabalhadores”, segundo expressão do seu representante, e foram mais de 10, porque os donos dos sindicatos se meteram e tumultuaram a situação. (Publicado em 13/9/1961)

Circe Cunha

Publicado por
Circe Cunha

Posts recentes

  • ÍNTEGRA

Vícios e virtudes

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

2 dias atrás
  • ÍNTEGRA

Zombando da sorte

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

3 dias atrás
  • ÍNTEGRA

Fim da fome ou da corrupção?

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

4 dias atrás
  • ÍNTEGRA

Quando não há necessidade de currículum

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás
  • Íntegra

Em busca da nascente

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás
  • ÍNTEGRA

As portas da percepção

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás