Categories: Sem categoria

O processo de adaptação ideal

Dentro de alguns dias as crianças voltam as aulas e para muitas esse momento será marcado pela adaptação escolar. Essa etapa é justamente o momento de introdução da criança ao meio escolar e deve ser conduzido de maneira consciente e amorosa.

Separei alguns dicas que vão ajudar vocês a se prepararem melhor para esse momento:

  • Já avise a criança que em breve ela estará na escola. Reforce que você a ama e que será muito bom para ela esse novo momento e como as coisas vão acontecer por lá. Para as que ainda não entendem, mesmo assim é bom falar. Vá conversando e relatando detalhes da rotina escolar. O nome da professora, atividades que farão, que momento que chegará para buscar etc.
  • Ao sair para comprar mochila e demais materiais de uso pessoal permita que a criança esteja junto e possa inclusive escolher.
  • Tire pelo menos uma semana para estar disponível (pai ou mãe ou alguém de referência da criança), caso a escola precise que os pais entrem ou que levem a criança até vocês na tentativa de se acalmarem.
  • Nos primeiros dias (caso a escola permita) deixe a criança levar um objeto de apego. Seja uma naninha ou um brinquedo que traga segurança.
  • Ao chegar na escola, deixe que as crianças que já andam entrem andando e de preferência puxando a própria mochila. Isso lhe conferirá mais autonomia e segurança.
  • O momento da despedida é mais doloroso para algumas crianças e por isso os pais devem passar segurança e garantir que ela tenha sua porção de afeto bem suprida. Essa demanda pode inclusive ser suprida no caminho para escola, com conversar no carro, abraços e beijos ao chegar e até combinados pós aula, como: ‘’mamãe vem de buscar mais, e no caminho vamos vendo quem encontra mais carros vermelhos, combinado?’’.
  • Nunca saia escondido. Não é indicado que os pais deixem a criança chorando e saiam escondido. O ideal é avisar. Ela pode até ficar chorando, mas consciente que você simplesmente não ‘’sumiu’’ e certa que você voltará.
  • Por fim, esteja seguro (pai ou mãe) da decisão que tomou. O grande diferencial para o sucesso desse processo é justamente a confiança dos pais. Quando os mesmos se demonstram inseguros, acabam transferindo isso para a criança.
  • Uma importante observação: criança chorar é normal e esperado. A criança não parar de chorar não é indicado e ai nesses caso é preciso ter uma comunicação direta com a família, para que juntas vençam esse momento como carinho e respeito.
  • Lembrando que a adaptação não é algo direcionado apenas para crianças. A escola (professoras e auxiliares) também passa por esse momento e por esse motivo é importante ter tolerância e encarar essa etapa com  zelo e paciência.

Gostaram dessas dicas?

Espero que as crianças se adaptem bem e felizes por ai.

Me sigam no Instagram para mais dicas: @alicesimaooficial

AddThis Website Tools
Alice Simão

Recent Posts

Passo a passo para acertar na escolha da escola do seu filho

      Com o passar do segundo semestre, os pais já estão se organizando…

3 anos ago

Toda criança que não sabe ‘’dormir bem’’, será estressada. Veja essas dicas para corrigir isso.

  Sempre que atendo alguma família, que chega relatando alguma questão no comportamento da criança,…

3 anos ago

Atenção para a qualidade da criação dos filhos homens

  O mundo em que vivemos é composto por pessoas, e essas pessoas são representadas…

3 anos ago

A ciência dos temperamentos aplicada na sala de aula.

  Recentemente dei um treinamento para um grupo de professores e ao final escutei de…

3 anos ago

Tirar seu filho de frente das telas pode melhorar o comportamento dele em 7 dias

O perigo das telas na infância. Podemos observar como criar filhos se tornou algo complexo,…

3 anos ago