Idealizada pelo Movimento Ecoera, a plataforma “A Moda pela Água” foi criada como um espaço de inovação, conhecimento, e transparência, onde as empresas, consumidores e ONGs se encontram e compartilham suas iniciativas referentes ao consumo consciente de água. “A moda é um repórter do seu tempo e hoje existe a necessidade de se falar sobre o uso responsável da água e de que forma isso afeta toda a indústria”, afirma Chiara Gadaleta, expert em sustentabilidade na moda e fundadora do movimento.
Até o momento, conta com gigantes do mercado como: Marisa, Grupo Lunelli, Vicunha Têxtil, Farm, Damyller e Abrapa. “Estamos falando de um recurso vital para nossa sobrevivência. Se de um lado temos uma escassez, de outro temos o excesso. Trata-se de uma responsabilidade compartilhada e cada um de nós pode colaborar para que a moda se responsabilize pelo seu consumo de água”, afirma Chiara.
A plataforma será um ponto de encontro de todos os players do mercado da moda a fim de buscar soluções para o desperdício de água. As empresas signatárias farão parte desse hub de marcas comprometidas com o uso consciente da água em toda a sua cadeia de valor.
O objetivo é fomentar a discussão sobre a temática e disponibilizar um ambiente neutro no qual as empresas e consumidores finais forneçam e compartilhem informações sobre suas práticas para colaborar com a redução do consumo de água, afastado da esfera institucional ou comercial.
Guardiões da água
Os consumidores finais terão papel fundamental e poderão participar da causa. Cada indivíduo se torna um agente responsável pela mudança e, por meio de newsletter e reports, os consumidores cadastrados na plataforma terão acesso às informações em torno do tema e poderão participar com questionamentos, ideias e até críticas e denúncias às empresas do setor.
A missão do projeto é criar um espaço de interação entre o público, de forma que todos se tornem Guardiões da Água.
As empresas guardiãs farão parte de um Grupo de Trabalho (GT) com encontros presenciais, palestras com especialistas e rodas de conversas. “O consumo da água e a gestão responsável do recurso hídrico é um problema comum na indústria da moda, portanto as soluções podem e devem ser encontradas de forma conjunta”, explica Chiara. Os resultados de um ano de trocas e pesquisas serão apresentados no dia 20 março de 2020 na ocasião do Dia Mundial da Água, quando acontecerá o primeiro Summit em torno do tema para o mercado de moda. Agentes do terceiro setor, empresas e consumidores finais irão participar de mesas redondas, debates e painéis sobre os próximos passos em relação ao uso responsável da água na moda.