A madeira ilegal era transportada em embarcações em Santarém, quando foi apreendida pelas Forças Armadas, que também ocuparam uma madeireira em Itaituba.
Em plena noite de Natal, madeira ilegal foi apreendida pelas Forças Armadas brasileiras, atuando no âmbito da Operação Verde Brasil 2. Durante a madrugada do dia 25 de dezembro, militares da Marinha e do Exército realizaram apreensões de embarcações transportando madeira e ocuparam madeireira, respectivamente, em Santarém e em Itaituba, no estado do Pará.
Na madrugada da sexta-feira, militares da Marinha, realizando inspeção naval, abordaram e detiveram dois comboios na foz do Rio Arapiuns, em Santarém (PA). Os comboios, compostos por duas balsas cada um, que transportavam irregularmente toras de madeiras extraídas na região, foram detidos e escoltados para a Ponta Maria José, para a realização da avaliação pelos órgãos ambientais.
Em Itaituba (PA), militares do Exército ocuparam uma madeireira com aproximadamente 42 mil m³ de madeiras apreendidas nesta semana. A presença da tropa tem por objetivo evitar o escoamento desse material. A missão, ainda sem previsão de término, contou com o apoio logístico da Aviação do Exército no transporte dos militares.
Todas as ações ocorreram sob a coordenação do Comando Conjunto Norte, dentro da Operação Verde Brasil 2, que, além das Forças Armadas, conta com a colaboração de 11 órgãos governamentais.
*Com informações e imagens do Ministério da Defesa