O Ministério do Meio Ambiente está decidido à fundir o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidades (ICMBio). Em portaria publicada nesta sexta-feira (2/10), o ministro Ricardo Salles criou um grupo de trabalho, no âmbito do MMA e entidades vinculadas, para “análise de sinergias e ganhos de eficiência em caso de fusão” dos dois órgãos.
Segundo a Portaria nº 524, de 1º de outubro de 2020, o grupo de trabalho terá a seguinte composição: Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, que o coordenará; Presidência do Ibama; Presidência do Instituto Chico Mendes; Diretoria de Planejamento, Administração e Logística do Ibama; Diretoria de Planejamento, Administração e Logística do Instituto Chico Mendes; Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama; e Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio.
“O grupo deverá concluir seus trabalhos no prazo de 120 dias, contados da primeira reunião realizada. O ministro do Meio Ambiente poderá prorrogar o prazo do caput por idêntico período”, informou a portaria. O GT se reunirá com a presença de, pelo menos, quatro membros, e deliberará por maioria relativa. Caberá ao representante da secretaria executiva do MMA, além de seu voto ordinário, o de qualidade em caso de empate. As reuniões podem ocorrer de modo presencial ou virtualmente.
O GT se reunirá ordinariamente um vez por semana, a critério de seu coordenador e as reuniões extraordinárias podem ser solicitadas por qualquer membro, cabendo à secretaria executiva do MMA a análise do pedido, conforme a conveniência e oportunidade do caso. Também poderá convidar pessoas ou entidades externas que possam colaborar com os trabalhos, sem direito a voto.
Ao fim dos trabalhos, deverá ser elaborado relatório circunstanciado sobre o tema. “A participação no Grupo de Trabalho será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada”, concluiu a portaria, que entra em vigor nesta sexta-feira.
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…