A Oceano Gestão de Resíduos, preocupada com os números altos da produção de lixo no país, dá dicas de como fazer o descarte de forma correta em casa. Segundo a associação, no Brasil, são geradas 78,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Do total, 71 milhões de toneladas são descartadas de forma inadequada. Para completar, a média de resíduos gerados por uma pessoa chega a um quilo por dia.
Outro dado alarmante, conforme a Oceano Gestão de Resíduos: medicamentos, fármacos e embalagens de cosméticos, entre outros resíduos chamados de micropoluentes, além de perfurocortantes e infectantes gerados em nossas casas, são classificados como resíduos urbanos. Com isso, a lei afasta a obrigatoriedade do descarte adequado, e esses resíduos vão parar no no lixo comum.
O assunto é tão sério que a ONU criou um grupo de estudo para criação de soluções inovadoras para a gestão do lixo doméstico. O resultado do descarte inadequado é poluição e contaminação do meio ambiente. Para evitar isso, fazer a nossa parte dentro de casa já é um grande passo.
De acordo com Rafael Zarvos, fundador da Oceano Gestão de Resíduos, com algumas medidas simples podemos contribuir e proteger o meio ambiente. Para ajudar nessa missão, o especialista dá seis dicas de como descartar o lixo em casa de forma correta.
Para saber mais sobre a Oceano Gestão de Resíduos, acesse www.oceanoresiduos.com.br.
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…