ODS: Ferramenta ajuda empresas a alcançar os objetivos da ONU

Compartilhe

Com 10 anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), foi lançada uma nova ferramenta online e gratuita de gerenciamento de impacto para a comunidade global de empresas. Disponível em cinco idiomas, o SDG Action Manager capacita empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, a adotar medidas significativas e acompanhar seu progresso nos objetivos globais.

Desenvolvido pelo B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas, o SDG Action Manager reúne a Avaliação de Impacto B do B Lab, os Dez Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com a intenção de viabilizar que empresas realizem ações significativas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e aprimoramento.

O objetivo é que as empresas da América Latina e do Caribe participem e liderem uma transformação que vá além de apenas adaptar as práticas tradicionais ao ODS, repensando modelos de negócios e fomentando ações coletivas.

ODS

“Ingressamos na década da ação, como definiu o secretário-geral da ONU, António Guterres. Não há mais tempo a perder quando se trata de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma Carlo Pereira (foto), diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global. “O SDG Action Manager representa uma oportunidade real para que as empresas insiram de fato os ODS em suas estratégias de negócios, único caminho para avançarmos com a consistência e a velocidade necessárias.”

Segundo Lise Kingo, CEO e diretora executiva do Pacto Global das Nações Unidas, há um reconhecimento claro de que a ação ainda não está à altura do desafio. “A comunidade empresarial tem um papel importante a cumprir. O SDG Action Manager foi desenvolvido para mobilizar o setor privado a tomar ações significativas e nos colocar de volta aos trilhos para alcançar a Agenda 2030.”

“Mudar o papel das empresas na sociedade sempre foi a essência da visão do B Lab. E agora, faltando apenas 10 anos para cumprir a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o papel das empresas não é mais apenas participar da busca pelos Objetivos Globais, mas liderar”, afirma Andrew Kassoy, cofundador e CEO do B Lab Global. “É preciso usar o poder dos negócios para resolver os problemas mais urgentes do mundo e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo”, acrescenta.

Acesse o SDG Action Manager aqui.

simonekafruni

Posts recentes

Mudança climática extinguirá principalmente espécies típicas

As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…

4 anos atrás

Reciclagem de vidro traz benefícios ambientais, econômicos e sociais

O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…

4 anos atrás

Potes sustentáveis preservam o meio ambiente ao reduzir consumo de plástico

A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…

4 anos atrás

Energia eólica chega a 18 GW de capacidade instalada no Brasil

Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…

4 anos atrás

Campanha alerta investidores sobre aplicação em ouro da Amazônia

Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…

4 anos atrás

Instituto Nacional da Mata Atlântica comemora sete anos nesta sexta

Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…

4 anos atrás