Preocupação com meio ambiente aumenta entre consumidores e fundos de investimentos

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O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse nesta terça-feira (28/1) que as discussões sobre a proteção do meio ambiente são relevantes e que os fundos de investimento que procuram o governo enfatizam isso. “É um movimento global. Fundos da Europa e do Canadá e empresas. Precisamos mostrar que o país se importa com isso”, afirmou. Para ele, a criação do Conselho da Amazônia será uma iniciativa importante nesse sentido.

Mas não só fundos de investimentos e empresas estrangeiras estão de olho na proteção do meio ambiente. A pesquisa Environment Research 2019, realizada pela Tetra Pak em 15 países e divulgada este mês, mostrou que a coleta seletiva para o descarte correto dos resíduos e redução do desperdício de alimentos são os temas que mais vêm à cabeça dos consumidores brasileiros quando o assunto é preocupação com as questões ambientais.

Globalmente, mais de 80% da população acredita que as discussões relacionadas a meio ambiente aumentarão nos próximos cinco anos. No país, 93% dos consumidores consideram marcas com embalagens ambientalmente responsáveis no momento de decisão de compra e 73% acreditam que a mudança de hábito se dá pensando nas futuras gerações.

No Brasil, 86% dos entrevistados estão preocupados com as questões ambientais. Entre os temas mais sensíveis se destacam acesso à água, poluição e o lixo plástico nos oceanos. Aqui, 48% dos consumidores nacionais declaram que separam os resíduos para a coleta seletiva. Além disso, nos últimos seis anos, a procura por selos de sustentabilidade nas embalagens está aumentando. Hoje, mais da metade dos consumidores brasileiros (54%) procuram os selos quando compram bebidas e 35% reconhecem o selo FSC® (Forest Stewardship Council).

“A pesquisa representa um grande potencial para a conscientização socioambiental e mostra que nossos investimentos ao fomento à cadeia da reciclagem e ao conceito de economia circular vão de encontro com as demandas do consumidor consciente. Deste modo, continuamos a considerar o menor impacto ambiental em todos os nossos processos”, afirma Valéria Michel, diretora de economia circular da Tetra Pak para as Américas.

Sustentabilidade

Os brasileiros citaram as mídias sociais como o canal mais usado para obter informações ambientais sobre embalagens. Os conceitos: reciclável (80%), biodegradável (70%), renovável (66%) são os mais familiares. O que estimula a maioria (73%) a comprar produtos sustentáveis é a busca pela preservação do meio ambiente para as próximas gerações. Já 49% mencionam como motivação fazer algo pela comunidade e 5% assumem que fazem isso porque está na moda.

Mesmo com a preocupação sobre as questões ambientais em expansão, 43% do público entende que o alto custo dos produtos ambientalmente responsáveis ainda é uma barreira para os consumidores. Outro ponto considerado como dificuldade para transformar seus hábitos diários baseados na sustentabilidade é a falta de informação (42%).

“Identificamos o fortalecimento da prática do consumo consciente. Nesse sentido, há um movimento cada vez mais latente para que as marcas e os produtos sejam esclarecedores acerca de seus compromissos ambientais”, complementa Valéria. É por isso que a Tetra Pak atua há mais de 20 anos no fomento à reciclagem e desenvolve, ano a ano, ações de conscientização sobre o tema.

Uma delas é o Rota da Reciclagem, plataforma com mais de 5 mil pontos de coleta registrados em todo o Brasil. O objetivo é facilitar o acesso a pontos de entrega voluntária, cooperativas de materiais recicláveis e comércios de reciclagem mais perto de quem acessa. Basta incluir o endereço para encontrar o ponto mais próximo.

simonekafruni

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