O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse nesta terça-feira (28/1) que as discussões sobre a proteção do meio ambiente são relevantes e que os fundos de investimento que procuram o governo enfatizam isso. “É um movimento global. Fundos da Europa e do Canadá e empresas. Precisamos mostrar que o país se importa com isso”, afirmou. Para ele, a criação do Conselho da Amazônia será uma iniciativa importante nesse sentido.
Mas não só fundos de investimentos e empresas estrangeiras estão de olho na proteção do meio ambiente. A pesquisa Environment Research 2019, realizada pela Tetra Pak em 15 países e divulgada este mês, mostrou que a coleta seletiva para o descarte correto dos resíduos e redução do desperdício de alimentos são os temas que mais vêm à cabeça dos consumidores brasileiros quando o assunto é preocupação com as questões ambientais.
Globalmente, mais de 80% da população acredita que as discussões relacionadas a meio ambiente aumentarão nos próximos cinco anos. No país, 93% dos consumidores consideram marcas com embalagens ambientalmente responsáveis no momento de decisão de compra e 73% acreditam que a mudança de hábito se dá pensando nas futuras gerações.
“A pesquisa representa um grande potencial para a conscientização socioambiental e mostra que nossos investimentos ao fomento à cadeia da reciclagem e ao conceito de economia circular vão de encontro com as demandas do consumidor consciente. Deste modo, continuamos a considerar o menor impacto ambiental em todos os nossos processos”, afirma Valéria Michel, diretora de economia circular da Tetra Pak para as Américas.
Os brasileiros citaram as mídias sociais como o canal mais usado para obter informações ambientais sobre embalagens. Os conceitos: reciclável (80%), biodegradável (70%), renovável (66%) são os mais familiares. O que estimula a maioria (73%) a comprar produtos sustentáveis é a busca pela preservação do meio ambiente para as próximas gerações. Já 49% mencionam como motivação fazer algo pela comunidade e 5% assumem que fazem isso porque está na moda.
Mesmo com a preocupação sobre as questões ambientais em expansão, 43% do público entende que o alto custo dos produtos ambientalmente responsáveis ainda é uma barreira para os consumidores. Outro ponto considerado como dificuldade para transformar seus hábitos diários baseados na sustentabilidade é a falta de informação (42%).
“Identificamos o fortalecimento da prática do consumo consciente. Nesse sentido, há um movimento cada vez mais latente para que as marcas e os produtos sejam esclarecedores acerca de seus compromissos ambientais”, complementa Valéria. É por isso que a Tetra Pak atua há mais de 20 anos no fomento à reciclagem e desenvolve, ano a ano, ações de conscientização sobre o tema.
Uma delas é o Rota da Reciclagem, plataforma com mais de 5 mil pontos de coleta registrados em todo o Brasil. O objetivo é facilitar o acesso a pontos de entrega voluntária, cooperativas de materiais recicláveis e comércios de reciclagem mais perto de quem acessa. Basta incluir o endereço para encontrar o ponto mais próximo.
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…