Quando se discute acesso à água potável e saneamento básico, a situação brasileira não é boa. Apenas 46% dos esgotos do país são tratados, e 35 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada, segundo o Instituto Trata Brasil. Para resolver o problema, seriam necessários investimentos de quase R$ 21,6 bilhões por ano, até 2033, mas o orçamento público limita-se a somente R$ 661 milhões, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Com o objetivo de promover maior engajamento das empresas com soluções para este tema, a Rede Brasil do Pacto Global promove ação com a plataforma CEO Water Mandate em São Paulo no mês de dezembro. Pela primeira vez, a plataforma especializada na gestão corporativa da água realiza edição brasileira de seu evento anual, tradicionalmente sediado durante a Semana da Água de Estocolmo.
Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, no Unibes Cultural (SP), especialistas discutirão soluções para a promoção do Objetivo Global 6 – Acesso a Água potável e Saneamento. Entre os confirmados estão o presidente do CEO Water Mandate, Jason Morrison, o especialista em soluções baseadas na natureza da Fundação Boticário, Thiago Piazzetta Valente, e a criadora da plataforma A Moda pela Água, Chiara Gadaleta.
Na ocasião, a Rede Brasil do Pacto Global lança a versão em português do guia prático Strengthening the business case for water, sanitation and hygiene – how to measure value for your business, desenvolvido para ajudar as empresas a entender o valor comercial de suas iniciativas em água, saneamento e higiene (Wash) e a calcular seu retorno financeiro sobre o investimento (ROI). Também serão premiadas as melhores iniciativas empresariais brasileiras relacionadas ao uso da água, que farão parte da publicação “Cases de sucesso em ODS 6 (Água e saneamento)”.
“Em busca da ambição do ODS6 de obter acesso universal à Água, Saneamento e Higiene (Wash), estamos pedindo a todas as empresas que estabeleçam políticas e programas de WASH no local de trabalho, nas suas cadeias de suprimentos e nas comunidades onde os trabalhadores vivem, que garantam acesso à água potável e saneamento à maioria da população adulta, que trabalha fora de casa”, afirma Jason Morrison, presidente do CEO Water Mandate e do Pacific Institute, que participa do evento em dezembro.
A Organização Mundial da Saúde estima que a cada dólar investido em saneamento, US$ 5 retornam à sociedade, principalmente em forma de economia nos gastos com tratamento de doenças. Portanto, além dos benefícios éticos e sociais, os negócios podem aproveitar as oportunidades econômicas geradas pelo investimento em saneamento básico e água potável. A situação urgente cria oportunidades para as empresas que desejam atuar neste setor. Os investimentos em água e saneamento tem potencial de gerar um total de 68,3 mil postos anuais de trabalho.
“Segurança hídrica é uma questão importante para empresas e investidores, uma vez que o recurso é essencial para mover os setores da indústria, comércio, agricultura e serviços. Além de evitar riscos reputacionais a empresas, a própria construção de um cenário resiliente para uma escassez de água cria oportunidades para os negócios que podem oferecer soluções tecnológicas e produtos inovadores”, afirma o secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.
O quê: O evento anual do CEO Water Mandate é promovido no Brasil pela Rede Brasil do Pacto Global com a ISAE Escola de Negócios, e viabilizado pela BRK Ambiental e Instituto Coca-Cola, com o patrocínio do CREA Goiás e apoio da UNIBES Cultural e da plataforma A Moda pela Água.
Quando: 11 de dezembro, às 9h
Onde: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo)
Inscrições: gratuitas e podem ser feitas clicando aqui
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