Enquanto no Brasil a luta é para reduzir o desmatamento da Amazônia e do Cerrado, que atinge níveis alarmantes este ano, mais um país europeu assumiu compromisso com o reflorestamento de suas terras. A Irlanda está planejando plantar 440 milhões de árvores até 2040. A meta é fazer, pelo menos, 22 milhões novos plantios por ano.
O plano tem 20 anos para ser concluído e integra a estratégia de ação climática do governo irlandês. Enquanto isso, em terras tupiniquins, o plano do governo é retirar credibilidade de um órgão com reconhecimento internacional em medição de desmatamento — o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) — para fornecer dados, no mínimo, questionáveis sobre redução das queimadas.
Na Irlanda, outras medidas incluem a transição para carbono zero até 2050. Para isso, são previstos novos impostos sobre carbono, aumento de investimentos em energia renovável e mudança no uso da terra e na agricultura.
Enquanto, no Brasil, se estimula o desmatamento para ampliar as fronteiras agrícolas, na Irlanda o governo organiza reuniões para incentivar as comunidades a apoiar as iniciativas, reconhecendo que um ponto crucial é convencer os agricultores a destinar parte de suas terras ao plantio de novas árvores.
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…