Nesta semana, Brasília é palco do 9º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. O tema desta edição é Pelo Cerrado Vivo: diversidades, territórios e democracia. O evento tem o objetivo de chamar a atenção para as ameaças enfrentadas pelo bioma, dar voz e visibilidade para os povos do Cerrado também por meio de apresentações culturais e realização de feira gratuita e aberta ao público com produtos da sociobiodiversidade.
O evento, que começa nesta quarta-feira (11/9) e se encerra no sábado (14/9), contará com diversos especialistas e ambientalistas para discutirem estratégias de conservação do Cerrado, a partir dos modos de vida dos povos e comunidades tradicionais locais.
De acordo com Oliveira, para o futuro, a expectativa é que a produção agrícola e pecuária no Cerrado ainda aumente muito. Para atender este aumento não será necessário abrir novas áreas, mas, melhorar os processos produtivos das áreas já abertas. “É fundamental que o processo de desenvolvimento do bioma concilie a produção de commodities, a produção da agricultura familiar e interesses dos povos e comunidades tradicionais que ocupam a região e a restauração e conservação de recursos naturais e serviços ecossistêmicos”, avalia.
Oliveira ressalta ainda que o Cerrado é bioma brasileiro onde a conservação dos ecossistemas e a produção agropecuária, literalmente, dividem o território – 50% da savana mais biodiversa do mundo foi convertida, principalmente, para a produção agrícola e pecuária. “O processo de desmatamento custou caro ao bioma e às populações que nele vivem. Foram perdidos serviços ecossistêmicos importantíssimos, comunidades e povos tradicionais e indígenas foram expulsos de suas áreas e do acesso aos seus meios de vida e espécies foram ameaçadas”, destaca. Segundo ele, 40% das espécies do Cerrado só existem nesse bioma.
O 9º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado deve receber mais de 500 participantes vindos dos 12 unidades da federação onde a savana brasileira está presente — Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.
O quê: 9º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado
Quando: De 11 a 14 de setembro
Onde: Complexo Cultural Funarte
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…