A humanidade atingiu o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para 2019 na segunda-feira (29/07). A data, calculada pela organização internacional Global Footprint Network (GFN), é chamada Dia da Sobrecarga da Terra. Cada país, no entanto, atinge a marca em dias diferentes. O Brasil vai esgotar seus recursos para o ano nesta quarta-feira, 31 de julho.
Como o Planeta Terra é devastado e as emissões de gases de efeito estufa não param, o Dia da Sobrecarga acontece cada vez mais cedo. No ano passado, havia sido em 1º de agosto e, em 1971, o primeiro ano de sobreconsumo global, em 21 de dezembro.
Conforme a Global Footprint Network, o que vem antecipando o esgotamento do Planeta Terra são desmatamento, erosão do solo, perda de biodiversidade e aumento do CO2 na atmosfera terrestre, o que leva a eventos climáticos extremos.
O dia da exaustão é calculado por uma média global. Mas cada país consome seus recursos numa velocidade. Segundo a WWF, no Catar, o Dia da Sobrecarga, este ano, foi atingido em 42 dias. Na Alemanha, foi em 3 de maio. E, no Brasil, será neste 31 de julho.
A GFN calcula que a população mundial consome o correspondente a 1,75 Terra. Se toda a humanidade vivesse com os hábitos de consumo dos cidadãos dos Estados Unidos, no entanto, seriam necessários cinco planetas. O Brasil está na média mundial.
Uma calculadora bolada pela GFN mede a pegada ecológica de cada pessoa. Confira como seus hábitos de consumo impactam o Planeta clicando aqui!
One thought on “Brasil esgota seus recursos naturais para 2019 neste 31 de julho”
Estimula uso racional de água de boa qualidade.