Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Correio Braziliense estreia um novo espaço para o debate sobre sustentabilidade.
O Blog 4Elementos surge após uma série de matérias que trataram de temas relevantes para o futuro do Planeta Terra. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas sustentáveis e de preservação do meio ambiente.
A série Do lixo à mesa aborda o grave problema do desperdício de alimentos, que chega a 1,3 bilhão de toneladas por ano em nível mundial. Se nada for feito, segundo a consultoria Boston Consulting, em 2030, as perdas chegarão a 2,1 bilhões de toneladas.
A reportagem Quatro Elementos, um Planeta alerta sobre a necessidade de mudanças nos padrões de consumo para a preservação da água, do ar, da terra e do fogo, representando a geração de energia.
O Brasil é campeão em desmatamento e está entre os cinco maiores emissores de gases de efeito estufa (GEE). O país também tem os maiores mananciais de água doce do mundo. Os dados mostram que os desafios para assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais são enormes.
A importância ambiental e social da coleta seletiva de resíduos é tema do primeiro capítulo do especial A Riqueza da Periferia. A média de aproveitamento do lixo que chega às cooperativas de reciclagem é de apenas 20%. O dado revela que ainda é preciso conscientização de que reciclar é fundamental para o meio ambiente e para a geração de trabalho e renda dos catadores.
O tema não se esgota nessas abordagens. Pelo contrário, é cada vez mais urgente tratar a sustentabilidade como prioridade, sob pena de a sociedade comprometer as gerações futuras.
Por isso, o Blog 4Elementos abre um canal para dar visibilidade às iniciativas de preservação, às inovações sustentáveis e às denúncias de crimes ambientais.
Seja muito bem-vindo neste espaço.
Colabore enviando sugestões de pautas no email sikafruni@gmail.com.
Participe do debate pelo Twitter @Blog4E.
Preservar é preciso!
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…