novo duster 2020

Novo Renault Duster está mais refinado

Publicado em Lançamento

Uma recauchutada no visual faz um bem danado, né? Às vezes, até mesmo um corte de cabelo atrelado a um penteado moderno, é suficiente para levantar a autoestima. Quem, recentemente, ganhou essa injeção de ânimo foi o Renault Duster.

Em relação ao design, na dianteira, o destaque fica por conta das luzes diurnas em LED em formato “C”. Já o para-choque ganhou um desenho mais moderno e luzes de neblina. Nas laterais, além dos vincos, o carro está com paralamas mais marcantes. As rodas podem ser de 16” de aço ou 17” de liga leve, sendo as maiores apenas na versão topo de linha. A lanterna traseira lembra bastante a do Jeep Renegade, em formato de cruz.

No interior, até que enfim, várias mudanças. Pelo toque dos materiais usados, já é fácil perceber o avanço na qualidade. E isso é só o começo. A lista inclui volante multifuncional revestido em couro, ar condicionado automático digital e nova central multimídia EasyLink de 8 polegadas com conexões ao Apple CarPlay e Android Auto. 

Na parte baixo do painel, teclas estilo piano, que lembram às do Peugeot 3008, são utilizadas para algumas funções – como ativar o modo econômico do motor, o pisca alerta e a câmera de marcha à ré. 

Apesar de todas essas mudanças, não estamos diante de um Duster de “nova geração”, afinal ele segue com a mesma plataforma (B0+). Com isso, a dinâmica de direção é muito parecida com os modelos de geração anterior que você possivelmente já dirigiu. 

Como anda o SUV? 

O Duster surpreende pelo conforto da inédita direção elétrica e da suspensão. Os bons ângulos de entrada (30°) e de saída (34,5°), garantem segurança em trechos off-road. 

Falando em motorização, em poucas aceleradas, deu pra sentir a falta fôlego nas arrancadas mais fortes e retomadas. Afinal de contas, só existe a opção do 1.6 SCe aspirado de 120 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque (o mesmo propulsor do Sandero, Logan e Captur).

Na versão de entrada, a Zen, o câmbio é manual de 5 marchas. Caso você compre a configuração Intense ou Iconic, aí sim, poderá desfrutar do conforto da transmissão automática  CVT com simulação de seis velocidades. 

No quesito consumo de combustível, o Novo Duster, segundo o Inmetro, mantém médias de 7,2 km/litro, na cidade, e 7,8 km/litro, na estrada, quando abastecido com etanol. Se o combustível escolhido for a gasolina, 10,7 km/litro, na cidade,  e 11,1 km/litro, fora dela. 

Para todos os gostos e para alguns bolsos 

Com o objetivo de agradar o máximo de clientes possíveis, a Renault criou quatro versões. A Life, voltada para o público PCD, custando R$ 64.990, a Zen, tabelada em R$ 71.790 (com câmbio manual) e R$ 77.790 (com câmbio CVT). A versão Intense, disponível apenas com câmbio CVT,  custa R$ 83.490. Quer tudo e mais um pouco? Então, vá de Duster Iconic. Assim, o SUV compacto passa a contar, além de tudo que mostramos no começo desse texto, com câmera 360°, chave estilo cartão, além de bancos em couro. Preço? R$ 87.490. 

Resumo da história

Como todo tapa no visual, uma hora, só o barbeiro ou cabeleireiro pode não adiantar. Para ganhar fôlego, ir à academia é um caminho inevitável. Por isso, o Duster merece um motor mais potente. Quem sabe o 1.3 turbo, já usado pela Renault em outros países? De resto, deu gosto de ver o Duster retomar a vaidade e a disposição para boas brigas no segmento.

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