Novo Mercedes-Benz Actros freia sozinho e tem mais conectividade que muitos carros de passeio

Publicado em Lançamento

Segurança é algo que não estamos acostumados a ver, de série, nem em carros de passeio. Nos caminhões, então, menos ainda. Mas, aos poucos, essa realidade tem mudado. O que é ótimo para todos nós.

Depois dos veículos pequenos ganharem esse reforço a favor das nossas vidas, chegou a hora dos peso-pesados. Um dos primeiros a puxar a fila é Novo Mercedes-Benz Actros 2020. Além de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), o extrapesado, fabricado no Brasil, contará com Assistente de Ponto Cego, Assistente de Fadiga e, o mais importante, Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5). Nessa 5ª geração, o sistema é capaz de identificar a aproximação até de pedestres e animais de grande porte. Caso o motorista não faça nada, o caminhão para sozinho. Mesmo carregado, mesmo com chuva. Não importa.

Eu testei todas essas novidades, no Campo de Provas da montadora, em Iracemápolis-SP, e posso afirmar: elas funcionam. Há, também, a possibilidade do Actros sair de fábrica com air bags. O único inconveniente é o item ser opcional.

Outras mudanças importantes na linha 2020 são as novas configurações do motor OM 460 com 3 faixas de potência: 450, 480 e 510 cv. O propulsor ficou mais forte e, segundo a Mercedes-Benz, aproximadamente 12% mais econômico do que a versão anterior.

Crédito: Mercedes-Benz

O Novo Actros chega, ainda, com uma nova cabine, desenvolvida aqui no país, recheada de porta-objetos e com 1,84 metro de altura. Para aumentar o conforto do motorista, os bancos foram redesenhados e o colchão ficou 10 centímetros mais comprido. “Desenhamos uma cabine totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. A Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão na Era Digital”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Crédito: Mercedes-Benz

Voltando às tecnologias, os cavalos mecânicos 2045 4×2 , 2548 6×2 e 2648 6×4 serão equipados com duas telas 100% digitais. Uma delas é o cluster com informações como velocidade e RPM. A outra reúne desde as funções da central multimídia (com espelhamento do telefone celular) aos controles do ar condicionado. O negócio é tão moderno que, às vezes, a gente até esquece que está dirigindo um monstro capaz de carregar até 60 toneladas.

Se você ficou curioso para saber os preços, terá que aguardar mais um pouco. A tabela só será divulgada na Fenatran entre os dias 14 e 18 de outubro. E, claro, estaremos lá para mostrar todos os detalhes.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*