XP estreia na Nasdaq em alta e presidente da empresa comemora IPO

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

Guilherme Benchimol, presidente e fundador da XP Inc., comemorou com os clientes a estreia das ações da companha na Nasdaq, a bolsa novaiorquina das empresas de tecnologia, nesta quarta-feira (11/12). O papel estrou com preço na véspera acima do previsto para o lançamento das ações, ou seja, o IPO (Initial Public Offering),  de US$ 27. A ação da empresa brasileira abriu o primeiro pregão com valorização acima de 20%.

 

Na carta, o executivo lembrou que um dia foi desacreditado pelo mercado e agora dá a volta por cima.  “Nos disseram que seria impossível chegar até aqui, que os grandes bancos sempre dominariam o sistema financeiro e que não passávamos de ‘garotos’. Sempre desafiamos esse pensamento, com responsabilidade e confiantes da nossa missão, e jamais abaixamos a cabeça”, escreveu Benchimol.

 

Por volta das 14h, horário de Brasília, o papel era negociado a US$ 33,68, registrando valorização de 24,74%, ajudando na composição da elevação de 0,14% da Nasdaq. No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3), subia 0,18%, a 110.874 pontos.

 

Veja a íntegra da carta enviada aos clientes da companhia e que o Blog teve acesso:

 

Prezados clientes,

“É com muito orgulho que compartilho com todos mais uma etapa da nossa trajetória: listamos hoje a nossa empresa na Nasdaq, nos tornando a empresa brasileira a realizar o maior IPO da história em termos de valor de mercado.

Nos disseram que seria impossível chegar até aqui, que os grandes bancos sempre dominariam o sistema financeiro e que não passávamos de “garotos”. Sempre desafiamos esse pensamento, com responsabilidade e confiantes da nossa missão, e jamais abaixamos a cabeça.

Optamos pela listagem na Nasdaq porque acreditamos que nos conectará com os principais investidores do mundo, trazendo as melhores práticas internacionais para a nossa empresa, além de nos dar espaço para novas emissões de ações, sem colocar em risco o controle da empresa e a sua total independência – fato esse que não seria possível por meio da legislação brasileira atual.

Reforço que todos os recursos captados com a emissão primária de ações serão utilizados, exclusivamente, para investir em nosso país e acelerar o processo de democratização de investimentos que iniciamos há 18 anos.

Temos um propósito, nos sentimos indignados e desafiados diariamente. Não descansaremos enquanto não transformarmos por completo o sistema financeiro brasileiro e melhorarmos a vida das pessoas.

A nossa empresa nunca esteve tão forte e pronta para encarar esse desafio, e tenho certeza que o IPO ajudará ainda mais a acelerar essa transformação.

Jamais nos esqueceremos de onde viemos, as dificuldades que passamos e, acima de tudo, todos os desafios que ainda temos pela frente.

Reafirmo meu compromisso pessoal e de todos os meus sócios de que, para nós, a XP Inc. é um projeto de vida.

Nos sentimos orgulhosos do que construímos, permanecemos mais motivados do que nunca e estamos convictos de que isso tudo é apenas o começo.

Agradeço a confiança e ratifico que vocês, nossos clientes, são a razão da nossa existência.

Obrigado,

Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP Inc.