Volkswagen vai interromper operação no país a partir do dia 23

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

A Volkswagen do Brasil vai suspender as atividades de todas as unidades no país, a partir do dia 23 de março, por três semanas. “A medida visa preservar a saúde de seus empregados e familiares em decorrência do avanço da Covid-19”, informou a montadora alemã citando o acordo coletivo para flexibilização das regras trabalhistas.

 

Segundo o comunicado na noite desta quinta-feira (19/03), até o dia 30 de março, os empregados da área administrativa continuam em trabalho remoto e os empregados da linha de produção em folgas administradas por banco de horas. E, a partir de 31 de março de 2020, os empregados estarão em férias coletivas por duas semanas.

 

Mais cedo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) tinha informado que as empresas associadas estavam analisando o impacto da pandemia e discutindo caso a caso com seus respectivos sindicatos.

 

O setor automotivo sentiu o baque da crise na Argentina, maior destino dos veículos produzidos no país, que derrubou as exportações do ano passado em 31,9%. E, agora, com o coronavírus, sabe-se lá até quando essa sangria vai durar.