Temer pedirá fim de embargo e de sobretaxa a carnes brasileira para Rússia e China

Publicado em Economia

O presidente Michel Temer desembarca nesta quarta-feira (25/07) na África do Sul, onde participará da reunião do Brics, grupo que reúne Brasil, China, Rússia, Índia e o país africano. A ideia é não ficar preso à agenda oficial e levantar assuntos importantes: o fim do embargo russo às carnes suína e bovina do Brasil, decretado no fim do ano passado, e o fim da sobretaxa imposta pela China ao frango brasileiro em junho passado. Na avaliação do governo brasileiro, não há nada que justifique essas barreiras comerciais.

 

Também fora da agenda, representantes do governo brasileiro querem levantar outro debate relevante: a construção de um centro de pesquisas para o desenvolvimento de vacinas na África do Sul com financiamento chinês. O Brasil é referência em vacinação contra várias doenças, como a tuberculose. Na avaliação de Temer, não há como o Brasil ficar de fora desse empreendimento, inclusive entrando com tecnologia.

 

Na reunião restrita com integrantes do Brics, Temer falará sobre multilateralismo e governança global, em especial, sobre o papel da Organização Mundial do Comércio (OMC), que se vê num grande dilema por conta da guerra comercial travada entre os Estados Unidos e a China. O presidente também focará na agenda 2030 e nas mudanças climáticas, além de pedir uma solução para o conflito na Síria e de propor a revisão do papel da Organização das Nações Unidas (ONU), que não reflete a nova ordem mundial.

 

No encontro ampliado do Brics, Temer comentará sobre os desafios da 4ª revolução industrial e como enfrentá-los com mais educação, mais integração e mais acesso à tecnologia digital. Já no evento que reunirá países da África (Angola, Burundi, Egito, Etiópia, Gabão, Namíbia, Ruanda, Senegal, Togo e Uganda) e parceiros do Brics (Argentina, Indonésia, Jamaica e Turquia), o presidente falará sobre  aspirações da Africa, cooperação tecnológica, crescimento sustentável e inclusão para a prosperidade no Sul global.

 

Temer tem encontros bilaterais agendados com chefes de Estados da Russia, da China, da Turquia, da África do Sul, da Argentina e de Moçambique.

 

Brasília, 18h53min