Temer exige que equipe econômica adie discussão sobre regra de ouro

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI.

Depois de um puxão de orelhas do presidente Michel Temer, os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, convocaram uma entrevista coletiva para anunciar o adiamento da discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a regra de ouro. Diante da repercussão negativa, a equipe econômica vai defender a mudança apenas depois da votação da reforma da Previdência Social.

 

O debate sobre a legislação está sendo feito dentro do governo desde dezembro. A PEC veio à tona depois que o Blog publicou a informação, depois de entrevista com o deputado Pedro Paulo (MDB-RJ), que será o autor do texto.

 

A regra de ouro impede que o governo pague despesas correntes, como pagamento de salários, emitindo dívidas. Se não cumprir, o presidente no cargo pode ser enquadrado em crime de responsabilidade fiscal e sofre um processo de impeachment, como ocorreu com a ex-presidente Dilma Rousseff.

 

De acordo com o parlamentar, o governo poderia descumprir a legislação, mas ocorreriam “contrapartidas”, como o impedimento de novos concursos e corte de reajustes e servidores. A coletiva está marcada para às 15h. Os dois ministros responderão sobre o tema.