Temer diz que regras iguais para aposentadorias de servidores e trabalhadores da iniciativa privada já estão definidas

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

Se há um ponto de consenso na proposta de reforma da Previdência que será encaminhada ao Congresso, ele se refere à unificação das regras de aposentadoria de servidores públicos e de trabalhadores da iniciativa privada. “Nós temos que igualar as regras. Isso já está certo”,  disse o presidente Michel Temer, em entrevista à rádio CBN.

 

Ele ressaltou ainda que a equiparação das regras valerá inclusive para os políticos, que hoje desfrutam de um sistema diferenciado, que garante privilégios inaceitáveis dentro do contexto social e econômico do país. A única ressalva, se prevalecer, será para os militares, mas nem isso está certo, pois a pressão do Ministério da Fazenda é para que as regras sejam as mesmas para todos,

 

Temer admitiu que a reforma da Previdência será muito mais “polêmica” que a fixação de um teto para os gastos públicos por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que foi aprovada ontem em primeiro turno na Câmara dos Deputados.

 

Segundo o presidente, o projeto deve ser encaminhado ao Congresso nas próximas semanas. Antes, ele viajará para o exterior e, depois, fará uma rodada de conversas com as centrais sindicais. ” Meu lema é diálogo. Diálogo muito e vou dialogar com as centrais”, frisou.

 

Brasília, 13h37min