Horta Foto: divulgação

Tel Aviv vai se inspirar em hortas comunitárias do Rio

Publicado em Economia

ANNA RUSSI

O brasileiro Roberto Reuven Ladijanskic, vice prefeito de Tel Aviv, nascido no Méier, vai se encontrar com o secretário de Meio Ambiente do município do Rio, Bernardo Egas, no próximo dia 7 de novembro no Rio. Ele vem conhecer os projetos ambientais da pasta. Entre eles, o Hortas Cariocas.

 

São hortas comunitárias, cujo primordial é que 50% da produção fique com o hortelão e 50% para comunidade local. O programa já conta com 47 hortas espalhadas pela cidade, que são mantidas por cerca de 200 hortelãos. A previsão da produção deste ano deve chegar a 70 toneladas. As hortas se transformaram em fonte de renda para as pessoas que vivem nas comunidades.

 

O vice-prefeito de Tel Aviv e o secretário municipal irão colocar literalmente a mão na massa, já que está prevista uma ida às hortas cariocas para a colheita e para servir 100 convidados em situação de vulnerabilidade de rua na Gastromotiva, do empreendedor social, David Hertz, que acaba de voltar de Nova York condecorado com o prêmio O Prêmio Charles Bronfman, entregue a um indivíduo com menos cinquenta anos, cujo trabalho humanitário, inovador e orientado pelos valores judaicos, tenha contribuído significativamente para o mundo.

 

O Hortas Cariocas existe há 13 anos. Nas escolas, o objetivo do projeto é colaborar com a educação ambiental das crianças e ajudar na merenda escolar. Nas comunidades, a meta é ocupar terrenos ociosos que, muitas vezes, são ocupados por viciados em drogas, além de incentivar a geração de renda para a população local.