Subsidiária da Odebrecht entra com pedido de recuperação judicial

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

As ações do Banco do Brasil (BB) devem ser afetadas no pregão desta quinta-feira (30/05) em virtude do pedido de recuperação judicial da Atvos da empresa sucroalcoleira do grupo  Odebrecht, uma das empreiteiras envolvidas no escândalo de corrupção da Operação Lava Lato. A dívida da subsidiária é estimada em R$ 12 bilhões, sendo que o BB e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão entre os maiores credores.

 

Em nota divulgada no site da empresa nesta quarta-feira (29/05), a Atvos, segunda maior produtora de etanol do país com 11 anos de atuação no mercado, informou que o pedido de recuperação judicial foi feito na Justiça do Estado de São Paulo “com o objetivo de preservar suas operações, garantir equilíbrio financeiro e, principalmente, reforçar seu compromisso com os mais de 10 mil empregados, suas famílias, comunidades, parceiros, fornecedores e clientes”.

 

O comunicado informou ainda que o processo é resultado “da investida hostil de um fundo internacional, credor da Atvos, que por meio de processo judicial colocou em risco as operações da empresa”.

 

Quando uma empresa entra com pedido de recuperação judicial, a antiga concordata, ela deixa de pagar os credores e tem um período de reestruturação. Vencido esse período, se não conseguir reequilibrar as contas, e, assim, evitar a decretação da falência da companhia endividada.

 

 

Veja a íntegra da nota da Atvos abaixo:

 

 

 Atvos entra com pedido de recuperação judicial

29/05/2019

Medida adotada tem como objetivo preservar a operação das unidades agroindustriais

A Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, entrou hoje (29) com pedido de recuperação judicial na Justiça do Estado de São Paulo com o objetivo de preservar suas operações, garantir equilíbrio financeiro e, principalmente, reforçar seu compromisso com os mais de 10 mil empregados, suas famílias, comunidades, parceiros, fornecedores e clientes.

Este processo é resultado da investida hostil de um fundo internacional, credor da Atvos, que por meio de processo judicial colocou em risco as operações da empresa.

Ao utilizar essa medida legal, a Atvos viabiliza um ambiente seguro e estável para o equilíbrio de suas contas objetivando alcançar a sua capacidade máxima de produção nos próximos anos.

Ao longo dos seus mais de 11 anos de atuação, a Atvos se consolidou no setor sucroenergético e atualmente é responsável por 10% do abastecimento de etanol no mercado brasileiro. A empresa gera mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em quatro estados brasileiros (São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás). Na safra 19/20, possui expectativa de moer cerca de 27 milhões de toneladas de cana, suficientes para produzir 2,1 bilhões de litros de etanol, 237 mil toneladas de açúcar VHP e gerar 2,9 mil GWh de energia elétrica.

A empresa reforça sua visão de longo prazo no setor e pretende, com a recuperação judicial, seguir sua trajetória de crescimento, acelerando a execução dos planos de investimento na produção de energia limpa e sustentável.

Após o deferimento do pedido pelo Poder Judiciário, a Atvos tem 60 dias para apresentar a primeira versão do plano de recuperação judicial.