STJ nega habeas corpus a Lula

Publicado em Economia

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um habeas corpus para manter o ex-presidente Lula em liberdade. Esse pedido havia sido feito por um cidadão comum, um estudante de direito. O STJ ainda não decidiu sobre o pedido feito pela defesa do petista.

Dentro do PT, ainda é grande a expectativa de que o STJ acatará o pedido do petista para se manter em liberdade. Mesmo sem ao posicionamento do STJ, a defesa do petista busca outras alternativas para evitar a prisão.

 

Por determinação do juiz Sérgio Moro, o ex-presidente deve se apresentar até às 17h desta sexta-feira (6/4) à Polícia Federal. A ordem de prisão foi emitida na quinta-feira (5/4), com base em  determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Se não se apresentar no horário previsto, Lula será considerado foragido.

 

Desde a noite de quinta-feira, Lula está na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Lá, ele tem se reunido com advogados e lideranças do PT para montar a estratégia de se livrar da prisão. O pedido de habeas corpus foi impetrado no STJ pela madrugada.

 

A movimentação em torno do Sindicato dos Metalúrgicos é grande. Muitos manifestantes fazem vigília em defesa do petista. Entre integrantes do PT, cogita-se montar uma resistência à Polícia Federal. Ou seja, Lula montaria uma espécie de quartel general dentro da sede da entidade. Essa estratégia de resistência foi antecipada pelo Blog na quinta-feira.

 

Toda a estrutura da Polícia Federal está preparada para receber Lula. Foi preparada uma cela especial para o ex-presidente. Mas o petista pode não se apresentar, criando um embaraço enorme para a PF, que teria de sair à caça do petista, elevando a tensão no país. Há muito divisão em torno da prisão ou não de Lula.

 

Lula ainda tem esperança de que o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) tome alguma medida para evitar a prisão. Na quarta-feira, 4, Marco Aurélio votou por conceder um habeas corpus a Lula, mas foi derrotado pela maioria dos ministros.