Segunda-feira deve ser de euforia no mercado, com vitória de Bolsonaro

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

A vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições presidenciais deve provocar euforia no mercado financeiro. Após o resultado das urnas, analistas avaliam que o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), deve subir nesta segunda-feira (29/10), enquanto o dólar, cair. Os juros futuros tendem a descer ainda mais, dando continuidade ao processo de recuo que ocorre desde o primeiro turno.

O veredito do pleito já estava precificado por parte do mercado, que se prepararam para a vitória do candidato considerado mais reformista. Mesmo assim, o Blog ouviu economistas que disseram esperar movimentos de comemoração, difíceis de mensurar, mas que revelarão otimismo para os próximos quatro anos. Os investidores avaliam que o candidato do PSL tem mais condições de dar estabilidade à economia. O programa de governo de Fernando Haddad (PT) assusta os economistas ao insistir em políticas econômicas equivocadas do passado, segundo analistas.

Mesmo assim, as divergências entre Bolsonaro e seu assessor econômico Paulo Guedes ainda é motivos de preocupação. Segundo os investidores, enquanto não houver “fuga” expressiva do caminho das reformas, . “Divergências não será possível evitar. O que importa é não escapar da essência das promessas. Se houver ruptura mais grave, o mercado pode penalizar. Afinal de contas, o mercado está mais pautado nos números e resultados do que em ideologia política”, apontou Renan Silva, economista da BlueMetrix Ativos.

 

Brasília, 19h30min