Secretária do Tesouro diz que não dá para conceder benefício a servidores que sequer foi aprovado no Congresso

Publicado em Economia

POR HAMILTON FERRARI

 

Em conversas com interlocutores, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, afirmou que não assumiu nenhum compromisso de alinhamento dos salários de servidores do órgão com os pagos a auditores da Receita Federal, como dizem sindicalistas.

 

Segundo ela, não há a menor possibilidade de se falar em igualar salários se os benefícios concedidos pelo governo aos auditores sequer foi aprovado pelo Congresso. Pelo Projeto de Lei 5.864/16 enviado ao Legislativo, os servidores da Receita terão aumento de 27,9%, o mesmo índice concedido aos funcionários do Tesouro, mas terão direito a um bônus de eficiência. Ou seja, receberão um extra calculado em cima do que recuperarem de tributos não pagos.

 

É esse bônus que levou os funcionários do Tesouro a decretarem greve, prejudicando, entre outros serviços, o leilão semanal de títulos públicos da União, o funcionamento do Tesouro Direto e o repasse de recursos para estados e municípios. Para realizar os leilões de títulos, o Tesouro teve que recorrer ao Banco Central, com o qual tem um sistema de contingência.

 

Hoje, pela manhã, o comando do Tesouro se reuniu com os sindicalistas e pediu que eles reconsiderassem as paralisações, que podem, inclusive, prejudicar o pagamento de servidores. A alegação é de que o movimento grevista está colocando nas mesas de negociação uma questão que não pode ser definida agora. A greve, porém, continua.

 

Brasília, 18h05min