Bolsonaro e Eduardo Foto: Sérgio Lima/AFP

Secretaria de Saúde do DF tem todos os nomes das pessoas testadas com coronavírus pelo HFA

Publicado em Economia

RENATO SOUZA

Está nas mãos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal o fim do ministério sobre os testes para coronavírus realizados pelo presidente Jair Bolsonaro. Por determinação da Justiça, o Hospital das Forças Armadas (HFA) repassou à secretaria os nomes de todos os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 na unidade de saúde.

 

No documento enviado à juíza Rachel Soares Chiarelli, da Justiça Federal do DF, assinado pelo general de divisas Rui Yutaka, comandante Logístico do HFA, o hospital deixou de informar os nomes para a magistrada, alegando proteção constitucional à intimidade. Mas informa que repassou a lista para as autoridades de saúde de Brasilia. Procurada, a secretaria ainda não respondeu.

 

Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michele, fizeram exames no HFA.Ambos disseram que testaram negativo para a infecção. No entanto, pouco antes de o presidente se posicionar oficialmente, a rede de TV norte-americana Fox News, citando o filho dele, deputado Eduardo Bolsonaro, chegou a anunciar que o chefe do Executivo estava contaminado pelo vírus.

 

Posteriormente, confrontada por Eduardo e pelo pai, a emissora afirmou que o deputado havia dito que o primeiro exame deu positivo e o segundo, negativo. A confusão gerou uma série de comentários de que o presidente estaria doente, ao mesmo tempo em que saiu apertando a mão de apoiadores nas manifestações do último dia 15, em frente ao Palácio do Planalto.

 

Bolsonaro chegou usar máscaras em suas lives semanais no Facebook e em coletivas de imprensa. Ele se negou a apresentar o documento, com os resultados dos exames, alegando que, por lei, tem direito ao sigilo. Nos bastidores do Planalto, sabe-se que ele não mostrou o documento nem mesmo para seus ministros. Muitos se perguntam o motivo de esconder a prova se ele realmente não está infectado.

 

Em volta do presidente, a disseminação da doença foi rápida e pegou até mesmo o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Pelo menos 23 pessoas que acompanharam Bolsonaro aos Estados Unidos testaram positivo para o coronavírus.

 

Brasília, 13h51min