Recuperação da economia está mais lenta do que governo gostaria

Publicado em Economia

ANTONIO TEMÓTEO

O governo brasileiro tem empenhado esforços para aprovar um pacote de reformas estruturais a fim de que a economia brasileira volte a crescer. Para alcançar esse objetivo, o Executivo promove constantes reuniões com os principais líderes partidários para buscar votos e retalia os parlamentares infiéis. Todo esforço imprimido pela equipe de Michel Temer deve resultar em uma melhora do ambiente no longo prazo. Em 2017 e em parte de 2018, ainda conviveremos com altas taxas de desemprego e com um fraco desempenho dos principais setores da economia.

 

Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o resultado de março da Pesquisa Industrial Mensal e consequentemente os dados acumulados até o fim do primeiro trimestre. No mercado, as perspectivas são de que o setor registre estabilidade em 2017, após dois anos de profundas quedas. Muitos avaliam que o desempenho nos três primeiros meses do ano ainda indicará estagnação, diante da cautela dos empresários em busca de dados animadores. Para piorar a situação, o nível recorde de ociosidade implicará lenta recuperação.

 

Esse resultado influenciará o Produto Interno Bruto (PIB). A mediana das expectativas dos analistas chegou a 0,46%, conforme o boletim Focus do Banco Central (BC). Para o economista-chefe da SulAmerica Investimentos, Newton Rosa, nas próximas semanas as questões políticas continuarão dando o tom para os negócios. Após os protestos contra as reformas na última semana, as atenções se concentrarão na votação da reforma da Previdência Social na Comissão Especial da Câmara, prevista para hoje. Conforme o especialista, o governo federal espera obter entre 22 e 25 votos favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o suficiente para a aprovação.

 

Tendência

 

Na agenda econômica, comenta Rosa, os indicadores da produção industrial apontarão uma tendência ainda de moderação. “Pelas nossas projeções, a produção industrial brasileira segue mostrando altos e baixos, sem definição clara de uma tendência de recuperação”, comenta. A queda na produção de automóveis, o recuo no fluxo de veículos pesados em estradas pedagiadas e a queda na expedição do papelão ondulado, detalha o economista, respalda projeção de queda de 1,4% na produção em março, quando comparada ao mês anterior, pela série dessazonalizada. “Isso significa um aumento de 0,4% na comparação com o produzido em março de 2016”, destacou.

 

A expectativa de alta não é unanimidade entre os analistas. Nas contas do economista-chefe do Banco Haitong, Jankiel Santos, a indústria brasileira registrou uma retração mensal de 0,9% em termos dessazonalizados em relação a fevereiro, bastante influenciada pelo comportamento desfavorável do segmento automotivo no período.”É bem verdade que, a despeito da contração mensal estimada para março, quando fizermos a comparação do nível médio da produção industrial no primeiro trimestre de 2017, frente ao quarto trimestre de 2016, deveremos observar uma expansão de 1,3% em termos dessazonalizados”, comentou. Se essa análise for confirmada, destaca Santos, a percepção é de que o fundo do poço já foi atingido e deverá se intensificar a esperança quanto ao início de um processo de retomada.

 

Porém, com a ressalva de que o ritmo dessa recuperação deverá ser, além de lento, inconstante ao longo dos próximos meses. “Dessa maneira, o diagnóstico traçado pelo Banco Central de que a atividade econômica ainda fornecerá pressão deflacionária permanecerá válido e possibilitará a continuidade do ciclo de queda da taxa básica de juros”, disse. A moderação do nível de atividade, destacou o economista, abrirá espaço para cortes substanciais da taxa básica de juros (Selic), como sinalizado pela autoridade monetária brasileira na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

 

Moderação

 
A economia brasileira passa por um processo de estabilização, avalia o economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Rafael Cagnin. Conforme ele, 2015 foi um ano de aprofundamento da crise, 2016, de moderação, e até dezembro o país deve estancar a sangria. Diante desse ambiente, a indústria está em paralisia à espera de elementos que indicarão o fim da estagnação econômica. “Os juros altos têm papel importante nesse processo. O setor produz bens de consumo duráveis e as taxas são essenciais para financiamentos dos produtos e para os investimentos dos empresários. O processo de queda foi tardio”, avaliou.

 

Para Cagnin, o aumento do ritmo de cortes dos juros pode ajudar a produção industrial. Ele relembra que, a partir do ano passado, com o processo de ancoragem de expectativas e queda da inflação, a taxa real aumentou significativamente, trazendo pressões contracionistas para a economia. “O processo será diante do nível recorde de ociosidade da capacidade instalada. Agora precisamos de uma queda mais forte da Selic para que a economia como um todo volte a reagir”, destaca.

 

Brasília, 09h30min