Procurador do MPF questiona doações eleitorais feitas pela Eldorado

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

O procurador do Ministério Público Federal (MPF) Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, que solicitou o afastamento de Joesley Batista da J&F e o bloqueio de seus bens, avaliou que as doações eleitorais realizadas pela Eldorado na campanha eleitoral de 2014 são um problema.

A companhia repassou R$ 1 milhão ao  candidato Fernando Bezerra de Souza Coelho do PSB em julho de 2014 e mais R$ 2 milhões ao PTB da Bahia.

Batista é investigado na Operação Greenfield por possíveis prejuízos acumulados pela Petros, fundo de pensão dos empregados da Petrobras, e pela Funcef, fundação dos trabalhadores da Caixa Econômica, com investimentos no FIP Florestal. O fundo foi criado por ele e se comprou cotas da Eldorado, empresa da J&F.

Conforme Lopes, o partido é “sabidamente vinculado a Geddel Vieira Lima”. Os responsáveis pela apuração independente , porém, sustentam a regularidade dessas doações ao afirmar que elas teriam ocorrido anos após o investimento realizado pelos fundos de pensão.

“Nada obstante, estamos diante de uma situação grave, tendo em vista que, em última análise, estamos falando em dinheiro público (representado pelas cotas de participação acionária indireta pertencentes à Funcef e Petros na Eldorado) financiando campanhas partidárias no Brasil em 2014”, destacou.