Procura por vacina contra meningite aumenta 100% em Brasília

Publicado em Economia

BRUNO SANTARITA

Os laboratórios do Distrito Federal amanheceram lotados neste sábado, 2 de março. Houve uma corrida de pais em busca de vacinas para seus filhos. A demanda maior ocorreu depois da morte de Arthur, o neto de apenas sete anos do ex-presidente Lula.

 

Foto: Elio Rizzo/Esp. CB/D.A Press

O menino foi vítima de uma meningite bacteriana, considerada fatal pelos especialistas. Mata em questão de horas. A meningite é uma infecção provocada por bactéria, vírus ou fungos. Ataca as meninges, membranas que protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

 

No Laboratório Sabin, o maior do Distrito Federal, a procura pela vacina aumentou 100% neste sábado. Muitos pais demonstraram preocupação com a doença. Há três tipos de vacina: contra a meningite tipo C, contra a meningite tipo B e a vacina do tipo ACWY. Os preços na rede privada vão de R$ 270 a R$ 660 a dose.

 

Recomendação

 

A recomendação dos especialistas é para que os pais fiquem atentos e vacinem o mais rapidamente os filhos. O alerta é importante porque muitos pais estão se deixando contaminar por notícias falsas, que afirmam que vacinas fazem mal à saúde. Muito pelo contrário.

 

O Ministério da Saúde vem fazendo uma campanha pesada para combater notícias falsas, mostrando os benefícios da imunização. A grande preocupação das autoridades é que as metas de vacinação não estão sendo atingidas em várias partes do Brasil. Um perigo.

 

Por causa do vacilo de pais, muitas doenças, como o sarampo, retornaram com tudo no país. Os pais precisam entender que a vacinação é importante desde os primeiros dias de vida da criança. A rede pública está preparada para atender a todos. As vacinas contra as meningites tipo B e C podem ser encontradas facilmente nos centros de saúde.

 

Com a meningite e outras doenças contagiosas não se brinca. Portanto, o aviso dos especialistas é claro: vacinem seus filhos.

 

Brasília, 14h15min