56821CEC-D629-4C5A-BC9F-8C7CBA0C9F86

Presidente do ICMBio cada vez mais próximo da bancada ruralista

Publicado em Economia

Seguindo a cartilha do governo, de atacar os ambientalistas e favorecer a bancada do boi, o presidente do ICMBio, Homero Degiorge, anda mais próximo do que nunca dos ruralistas. Tanto que participará, em 14 de março, de um evento sobre criação de gado em uma reserva ambiental que fica em Santarém, no Pará, ao lado de dois expoentes  do grupo que defende a presença de criadores de gado na Amazônia: o deputado federal Júnior Ferrari (PSD-PA) e o senador Zequinha Marinho (PSC-PA).

 

O III Encontro dos Criadores de Gado da Resex Verde para Sempre foi realizado na cidade de Porto de Moz, na quadra de uma escola. A meta de um evento como esse é difundir a ideia de que a pecuária pode ser sustentável, amiga do meio ambiente. A pregação é clara: as áreas ocupadas hoje pelos pecuaristas em reservas ambientais já foram devastadas.

 

Vale lembrar que o deputado Ferrari tem sua base eleitoral em Santarém, onde fica a Resex Verde para Sempre. Dentro da partilha do governo de Jair Bolsonaro, coube a Ferrari indicar os três superintendentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Pará. O órgão, como se sabe, é responsável por todos os processos de regularização fundiária do país. Esses cargos são cobiçados por parlamentares porque cada superintendência tem autonomia para definir, além dos assentamentos, onde serão aplicados os recursos e outras questões agrárias.

 

O senador Zequinha Marinho é soldado de primeira hora de Bolsonaro na Senado. Não à toa, foi indicado pelo governo para a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), que vai centralizar, no Congresso, os debate sobre queimadas na Amazônia. Marinho é um dos mais ativos parlamentares da bancada ruralista e defensor contundente de mudanças no cadastro rural a fim de restringir punições a agricultores que venham a cometer infrações contra o meio ambiente.

 

O que se espera do presidente do ICMBio é uma posição bem diferente da defendida, abertamente, pelos parlamentares amigos. Mas quem acompanhou os debates garante que os pensamentos deles são bem convergentes.