Policiais civis acusam GDF de desviar dinheiro de Fundo Constitucional

Publicado em Economia

Sindicatos que representam policiais civis encaminharam ao Congresso, mais precisamente ao deputado federal Laerte Bessa, documento no qual acusam o Governo do Distrito Federal (GDF) de desviar recursos do Fundo Constitucional para pagamento de servidores inativos e pensionistas, o que seria proibido por lei. Eles pedem uma ampla investigação sobre o assunto.

 

Os sindicados usam como base de suas argumentações documentos elaborados por órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU), e os ministérios da Fazenda e do Planejamento. Os desviam, somente em 2017, chegarão a R$ 5 bilhões.

 

Por lei, o Fundo  Constitucional do Distrito Federal é bancado com recursos da União para honrar salários de servidores das áreas de segurança, saúde e educação. Mas apenas dos que estão na ativa. Aposentadorias e pensões ficam a cargo exclusivamente do GDF.

 

O mesmo documento enviado ao Congresso foi encaminhado ao Ministério Público Federal, para que apure se o governo do DF está usando, corretamente, os recursos do Fundo Constitucional. Os sindicatos de policiais alegam que o uso indevido dos repasses feitos pela União vem se repetindo há vários anos.