Policiais aumentam pressão contra reforma da Previdência

Publicado em Economia

POR VERA BATISTA

 

Policiais civis e agentes penitenciários ameaçam paralisar as atividades já na próxima semana se o governo não der resposta positiva ao pleito da categoria, que quer ser excluída da proposta de reforma do sistema previdenciário encaminhada ao Congresso. O presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobracol), Jânio Bosco Gandra, disse ontem que participará de reunião com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, na quarta-feira, na qual espera receber uma resposta ao pedido, formalizado em carta encaminhada nesta semana, na qual os profissionais pedem o mesmo tratamento dado integrantes das Forças Armadas, policiais militares e bombeiros, que ficaram fora da PEC da Previdência. Se a reivindicação não for aceita, haverá radicalização.

 

“Vamos convocar greve geral nacional nos presídios e delegacias. Vamos parar se o governo não mudar a PEC”, afirmou Gandra. Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) também querem ser excluídas da proposta de reforma. “Estamos muito preocupados”, disse o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens.

 

Marcelo Perrucci, auditor de finanças e controle e presidente do Conselho Fiscal do Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp), afirmou que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, maquiou dados para justificar a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria. O ministro comparou o Brasil com países desenvolvidos, na qual esse limite já vigora. Ele alega, porém, que Meirelles deixou de fora informações relevantes.

 

“Vemos que a expectativa de vida média dos países que delimitaram em 65 anos o corte para a aposentadoria é de 81,2 anos, contra 75 anos no Brasil. Ou seja, nesses países, as pessoas vivem, em média, 6,2 anos a mais do que no Brasil. Segundo ele, a reforma proposta pelo governo “tem o potencial de transformar o Brasil no pior país, dentre os analisados, para se aposentar”.

 

Brasília, 16h15min