O périplo de Meirelles para viabilizar a candidatura

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

A quinta-feira (18/1) será agitada para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Na agenda oficial, ele dará entrevistas a três veículos de comunicação: Jornal da Bahia no Ar, às 9h (8h em Salvador); Folha de São Paulo, às 12h30; e TV Bandeirantes, às 14h.

O filiado do PSD está a cada dia mais se expondo para o noticiário. O ministro não esconde que tem interesse na Presidência, mas diz que só tomará a decisão no final de março ou início e abril. Para concorrer às eleições presidenciais, os candidatos precisam abandonar os cargos públicos até o quarto mês do ano.

 

O líder da equipe econômica tem muito apoio do mercado, que apoia as reformas propostas pelo Executivo. Mas encontra resistência da população. Nas pesquisas de intenção voto, o ministro não passa dos 5%.

 

Além disso, Meirelles não é o único que está cotado para ser candidato governista. Há, pelo menos, mais três nomes na briga: o governador de São Paulo e presidente do PSDB, Geraldo Alckimin, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o próprio presidente, Michel Temer.

 

Tudo deve ser desenhado até abril, mas antes o governo precisa vencer disputa que começou em 2016: a reforma da Previdência Social. Por enquanto, o Executivo não tem os 308 votos necessários na Câmara para aprovar o texto em fevereiro.

Brasília, 22h01