MPT investigará embaixador que pediu “escravo” no Itamaraty

Publicado em Economia

O Ministério Público do Trabalho investigará denúncias feita pelo Blog, em 26 de junho, de que um embaixador teria pedido, por meio de uma mensagem (veja abaixo), a uma colega do Itamaraty que arrumasse “um escravo” entre os funcionários do órgão para resolver problemas com bolsas de estudos para estrangeiros.

 

Segundo a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, a denúncia de assédio moral no Ministério das Relações Exteriores (MRE) é alvo do procedimento administrativo nº 1523/2017. A abertura de investigação foi comunicada para a presidente do Sinditamaraty, Suellen Paz, na última sexta-feira, 30, pelo membro do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho e subprocurador-geral do Trabalho Manoel Jorge e Silva Neto.

 

ItamratyEscravo

 

Na opinião da presidente do Sinditamaraty, Ministério Público será um grande aliado no combate ao assédio moral no Itamaraty. “Precisamos acabar com as práticas personalistas, a gestão autoritária e patrimonialista e a falta de participação coletiva no processo decisório. Esses componentes são terrenos férteis para o assédio. Paralelamente a isso, as denúncias devem ser investigadas e, se comprovadas, os autores devem ser punidos. Basta! ”, afirma.

 

Durante o encontro com o subprocurador do MPT, a presidente do Sinditamaraty entregou a ele o estudo “Riscos Psicossociais do Trabalho no Itamaraty”, encomendado pelo sindicato ao Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB). O documento, publicado no início deste ano, mostra que mais de 80% dos servidores testemunharam assédio no trabalho.

 

“Sem embargo da iniciativa da notícia de fato, que é o estopim para a investigação do Ministério Público, estarei continuamente à disposição para contribuir para o combate ao assédio no Ministério das Relações Exteriores”, disse o conselheiro do MPT. Está prevista uma palestra do subprocurador para servidores do MRE em 10 de agosto.

 

O Ministério das Relações Exteriores informa que abriu procedimento para apurar o que ocorreu. O órgão disse que tomou conhecimento da denúncia que de um embaixador teria pedido “um escravo” por meio do Blog. O clima é de comoção dentro do Itamaraty.

 

Brasília, 13h01min