Moody’s se encontra com Meirelles; novo rebaixamento deve ser anunciado

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

Cresce a expectativa de um novo rebaixamento no grau de investimento do Brasil. Depois do grupo de executivos da Moody’s visitar o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, chegou a hora do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, dar explicações sobre o quadro econômico-fiscal do país.

 

O líder da pasta vai se encontrar com a agência para justificar o adiamento da reforma da Previdência Social, que foi “suspenso”, segundo o ministro, por conta da intervenção militar no Rio de Janeiro.

 

O anúncio de rebaixamento pode ser feito na próxima semana, como já mostrou o Blog. O secretário-executivo, Eduardo Guardia, que é um dos cotados para substituir Meirelles numa eventual candidatura, também deve acompanhar o encontro.

 

A reunião está marcado para às 16h30, mas o grupo de executivos conversou antes, às 9h15 da manhã, com o secretário de Previdência, Marcelo Caetano. Os representantes da Moody’s vão questionar o porquê do governo abandonar os planos para aprovar a proposta.

 

Se concretizado, as três grandes agências terão aumentado o grau de risco do Brasil. O estado deficitário das contas públicas resultantes em uma dívida pública elevada influenciaram os rebaixamentos.

 

Brasília, 10h28min