Ministério da Economia
Ministério da Economia Marcelo Ferreira/CB/D.A Press Ministério da Economia

Ministério da Economia capacitará líderes para o setor público

Publicado em Economia

Na tentativa de criar líderes para o setor público, o Ministério da Economia lança, nesta quarta-feira (24/06), o Programa LideraGov, que tem a missão de identificar futuras lideranças entre os servidores e treiná-las por meio de cursos para altos executivos. Somente na pasta comandada por Paulo Guedes, 36 mil funcionários estão aptos a participar do programa.

 

O LideraGOV, que está sendo tocado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, será detalhado no Diário Oficial da União desta quarta. Além da secretaria, o LideraGOV tem a parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Centro de Liderança Pública (CLP).

 

“Nosso propósito é buscar servidores com perfil de liderança que possam ser acompanhados, formando uma rede apta a ocupar postos-chave no governo. O serviço público tem excelentes profissionais. Precisamos valorizá-los e oferecer protagonismo para eles, e essa é uma excelente oportunidade”, diz o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart.

 

Ele ressalta que o programa terá duração de um ano e, inicialmente, terá como público-alvo servidores do Ministério da Economia que não ocupam postos de liderança. A partir dos resultados da experiência piloto, deverá ser estendido a toda a administração pública federal.

 

“O programa piloto desenvolverá 60 servidores em duas turmas de 30 alunos. Num primeiro momento, enquanto durar a situação de emergência da pandemia, a formação será ofertada em ambiente virtual”, afirma Jane Mendonça, diretora do Departamento de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas.

 

Segundo Diogo Costa, presidente da Enap, o programa trará oportunidades únicas a seus participantes: “Quem participar do LideraGOV poderá se inscrever no nosso programa de altos executivos, mesmo não tendo DAS/FCPE 4, 5 e 6 ou cargo de natureza especial. Este é mais um diferencial para estimular e potencializar o desenvolvimento”, ressalta.

 

Brasília, 22h01min